Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41671
Tipo: Artigo de Evento
Título: A prática de artes no ensino fundamental
Autor(es): Santos, Elza Silva dos
Soares, Emanoel Luís Roque
Palavras-chave: Artes;Ensino fundamental;História da Arte no Brasil;Práticas artísticas na escola
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: IMPRECE
Citação: SANTOS, Elza Silva dos; SOARES, Emanoel Luís Roque. A prática de artes no ensino fundamental. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS – SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1223-1235.
Resumo: Durante muitos anos, observando as aulas de artes, percebeu- se o descaso nas práticas e metodologias aplicadas tanto pelos professores quanto unidade escolar. Sabe-se que as práticas artísticas devem estar incluídas na estrutura curricular com conteúdos próprios ligados à cultura artística e não apenas como uma atividade isolada. A prática de certas ações que são denominadas artísticas pode contribuir para uma formação mais completa do educando. Este conhecimento sobre as artes permitirá que a criança conheça e compreenda melhor o mundo que o rodeia, tornando-se alunos mais sensíveis, capazes de perceber as modificações no mundo físico e natural, e também de experimentar sentimentos de ternura, simpatia e compaixão. Portanto, necessário se faz, que os conteúdos sejam apresentados com vistas ao desenvolvimento do aluno, para que este adquira um pensamento mais flexível, com habilidades especificas e aprendam a lidar com materiais que estimulem a satisfação pessoal, elevando assim a auto-estima de cada um. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41671
ISBN: 978-85-8126-065-5
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_essantoselrsoares.pdf4,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.