Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41669
Tipo: Artigo de Evento
Título: A influência dos jesuítas para o ensino filosófico brasileiro e sua prática
Autor(es): Araújo, Aldevane de Almeida
Soares, Emanoel Luís Roque
Palavras-chave: Jesuítas;Ensino filosófico brasileiro;História da filosofia;Escolástica jesuíta
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: IMPRECE
Citação: ARAÚJO, Aldevane de Almeida; SOARES, Emanoel Luís Roque. A influência dos jesuítas para o ensino filosófico brasileiro e sua prática. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS – SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1199-1211.
Resumo: A filosofia que faz parte dos ensinamentos educacionais desde o Brasil Colônia inicia-se sendo elitizada para o clero e doutrinações religiosas, posteriormente para os senhores, políticos e poderes econômicos vigentes, sempre sendo ocultada das camadas populares, tinham como objetivo evitar sua popularização e posteriores revoltas; o que os senhores temiam ao deixar a filosofia se popularizar era que a população pudesse provocar manifestações e posterior perda do poder colonialista que já estava estabelecido. Por ser uma disciplina que traz temas de reflexões sobre dominação, subalternidade, política, direitos etc. acontecimentos que eram presentes no cotidiano desse povo, por esses motivos quem tinha acesso ao ensino de filosofia era a elite dominante: os senhores, filhos de senhores e o clero. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41669
ISBN: 978-85-8126-065-5
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_aaaraujoelrsoares.pdf4,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.