Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41658
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Os registros biográficos como fontes para o estudo da configuração do trabalho docente |
Autor : | Morais, Roselusia Teresa Pereira de |
Palabras clave : | História;Processo de Ensino-Aprendizagem;Profissão docente no Brasil |
Fecha de publicación : | 2006 |
Editorial : | Edições UFC |
Citación : | MORAIS, Roselusia Teresa Pereira de. Os registros biográficos como fontes para o estudo da configuração do trabalho docente. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 224-231. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente artigo propõe apontar e discutir questões teóricas acerca do processo da profissionalização do trabalho docente a partir o movimento histórico da institucionalização das agências formadoras de ensino. Considerando a importância dos registros biográficos de professores e professoras como fontes para o estudo da configuração do trabalho docente. Partindo de entrevistas, diários, perfis biográficos, necrológicos, correspondências, entre outros podemos desvendar aspectos das vivências e das práticas pedagógicas dos docentes. Este trabalho propõe uma reflexão sobre a profissionalidade docente em função da história da constituição docente marcadas pelo discurso da competência e da qualificação. No decorrer do texto analisa-se o processo de constituição da profissão docente no Brasil a partir das categorias de apropriação e representação de Roger Chartier e a noção de configuração de Norbert Elias. [...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41658 |
ISBN : | 85 7282 202 X |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2006_eve_rtpmorais.pdf | 29,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.