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Tipo: Artigo de Evento
Título : Os registros biográficos como fontes para o estudo da configuração do trabalho docente
Autor : Morais, Roselusia Teresa Pereira de
Palabras clave : História;Processo de Ensino-Aprendizagem;Profissão docente no Brasil
Fecha de publicación : 2006
Editorial : Edições UFC
Citación : MORAIS, Roselusia Teresa Pereira de. Os registros biográficos como fontes para o estudo da configuração do trabalho docente. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 224-231.
Resumen en portugués brasileño: O presente artigo propõe apontar e discutir questões teóricas acerca do processo da profissionalização do trabalho docente a partir o movimento histórico da institucionalização das agências formadoras de ensino. Considerando a importância dos registros biográficos de professores e professoras como fontes para o estudo da configuração do trabalho docente. Partindo de entrevistas, diários, perfis biográficos, necrológicos, correspondências, entre outros podemos desvendar aspectos das vivências e das práticas pedagógicas dos docentes. Este trabalho propõe uma reflexão sobre a profissionalidade docente em função da história da constituição docente marcadas pelo discurso da competência e da qualificação. No decorrer do texto analisa-se o processo de constituição da profissão docente no Brasil a partir das categorias de apropriação e representação de Roger Chartier e a noção de configuração de Norbert Elias. [...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41658
ISBN : 85 7282 202 X
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

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