Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41621
Tipo: Artigo de Evento
Título: A infância na escrita da história da educação piauiense (1930-1960)
Autor(es): Franco, Roberto Kennedy Gomes
Palavras-chave: História da Educação Piauiense;Educação - Infância;Lembranças
Data do documento: 2006
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: FRANCO, Roberto Kennedy Gomes. A infância na escrita da história da educação piauiense (1930-1960). In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 121-129.
Resumo: Nossa Escrita da História da Educação Piauiense deseja revisitar as lembranças (orais e escritas) dos tempos de criança na cidade de Esperantina. Para tanto, analisaremos como a estética da infância (re)agiu à emergência da modernidade, manifesta simbolicamente, entre outros elementos, com a criação e construção do Grupo Escolar David Caldas, primeira escola pública a ofertar o ensino primário na cidade. Nestes tempos, com a “democratização” da “instrução pública” às formas da cultura, aleatoriamente interiorizaram a construção de nova ordem social. Antagonizando-se ao rural, o urbano foi celebrado como caracterizador de uma sociedade “moderna” e “progressista”. Personificada pela “cultura civilizada”, a educação pública, sugeriu uma nova mentalidade histórica para o jeito de ser criança, fazendo emergir novas sociabilidades. No Estado do Piauí a educação pública passa a ser tida como um dos novos dispositivos que fecundaria o projeto de modernidade e transmutação sociocultural.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41621
ISBN: 85 7282 202 X
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_eve_rkgfranco.pdf34,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.