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dc.contributor.advisorFerreira, Gláucia Maria de Menezes-
dc.contributor.authorSaldanha, Otilio Diógenes-
dc.date.accessioned2019-05-13T13:18:26Z-
dc.date.available2019-05-13T13:18:26Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationSALDANHA, Otilio Diógenes. A docência universitária no século XXI: identidades e dilemas. 2010. 64f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41605-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectIdentidade institucionalpt_BR
dc.titleA docência universitária no século XXI: identidades e dilemaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho discute o currículo da educação superior no contexto da sociedade do conhecimento, sob dois aspectos: a identidade profissional do docente universitário e os dilemas da profissão docente. Metodologicamente, a investigação desenvolveu-se orientada na perspectiva da pesquisa qualitativa através da técnica de revisão bibliográfica, e aborda as seguintes temáticas: formação de professores, docência no e do ensino superior, o currículo da educação superior, prática docente e compreensão do contexto social e educacional da atualidade. Constatou-se que no contexto atual, a universidade se caracteriza como um sistema aberto que estabelece diálogo com o meio contíguo, mas suas relações externas se dão através de uma identidade fragmentada, e os resultados da ação no meio, se aproximam mais de ações isoladas caracterizadas pela identidade profissional dos indivíduos que as desenvolvem do que pela identidade institucional. Um dos traços marcantes dessa ação é o caráter dilemático, o que só ocorre em ambiente democrático e autônomo. Conclui-se que a identidade profissional do indivíduo e a identidade da instituição se influenciam reciprocamente e que os dilemas, vistos como pontos de tensão entre dois ou mais pólos de uma situação a resolver, podem ser solucionados com impacto mínimo entre os mesmos quando se tende a atuar no ponto de equilíbrio da questãopt_BR
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