Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41603
Title in Portuguese: A organização e a expansão do ensino primário no Brasil sob o enfoque das leis orgânicas do ensino (1937-1946)
Author: Viana Filho, Marcizo Veimar Cordeiro
Advisor(s): Andrade, Francisco Ari de
Keywords: História da Educação
Reforma Capanema
Ensino Primário no Brasil
Issue Date: 2010
Citation: VIANA FILHO, Marcizo Veimar Cordeiro. A organização e a expansão do ensino primário no Brasil sob o enfoque das leis orgânicas do ensino (1937-1946). 2010. 104f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2010.
Abstract in Portuguese: Esta monografia tem como objetivo analisar a organização e expansão do ensino primário no Brasil. Esta não se processou de modo constante e uniforme na história da educação brasileira. A partir dos anos 30, com a ascensão de Vargas ao Poder, e posteriormente, a criação do Ministério da Educação e Saúde Pública a Educação Nacional tomou outra configuração. Entretanto, é no Estado Novo, ou mais especificamente, com a Reforma Capanema e as Leis Orgânicas do Ensino que a estrutura educacional brasileira toma outra consistência. Haja vista que o ensino primário da Colônia ao Império, esteve praticamente abandonado. Na primeira república as tentativas de reforma nesse nível de ensino foram locais ou regionais. É com o Estado Novo que encontramos uma preocupação a nível nacional por parte do Governo Federal. Dentre as leis orgânicas, devemos destacar a Lei Orgânica do Ensino Primário - Decreto – LEI n. 8.529 – 02/01/ 1946 que regulamentou e deu nova funcionalidade social as séries iniciais. E nesse contexto, encontramos a Expansão da Rede Escolar do Ensino primário no Brasil. O período compreendido entre 1930 – 1945 é de franca expansão da rede. O ensino primário atravessou uma fase de grande atividade, caracterizada por construções de prédios, melhor aparelhamento, uma legislação específica e um crescimento progressivo das matrículas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41603
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:EDES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_tcc_mvcvianafilho.pdf473,28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.