Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41596
Tipo: TCC
Título: Andragogia na educação profissional: contribuições e desafios
Autor(es): Frota, Irandir Rodrigues
Orientador: Lima, Marcos Antonio Martins
Palavras-chave: Andragogia;Educação de adultos;Processo de ensino aprendizagem
Data do documento: 2010
Citação: FROTA, Irandir Rodrigues. Andragogia na educação profissional: contribuições e desafios. 2010. 59f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2010.
Resumo: A andragogia é a arte ou a ciência de orientar adultos a aprender. O modelo andragógico foi formulado por Knowles a partir de 1935, só em 1980 a teoria tem um modelo definido e constituído sob três fontes de dados: o indivíduo, a organização e a sociedade. A educação de adultos passou a merecer atenção a partir de experiências realizadas com a alfabetização e com treinamento empresarial. A maior diferença em relação a outras teorias é a relação entre o facilitador e o aprendiz. O facilitador está sempre presente nesse processo e o aprendiz adulto é responsável ativo e participante de sua aprendizagem. Os princípios básicos da andragogia são: necessidade de aprender, autoconceito, experiência prévia, prontidão, orientação para aprendizagem e a motivação dos adultos aprendizes. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, através da análise e interpretação de diferentes construções teóricas e aplicadas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41596
Aparece nas coleções:EDES - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_tcc_irfrota.pdf535,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.