Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41596
Tipo: | TCC |
Título: | Andragogia na educação profissional: contribuições e desafios |
Autor(es): | Frota, Irandir Rodrigues |
Orientador: | Lima, Marcos Antonio Martins |
Palavras-chave: | Andragogia;Educação de adultos;Processo de ensino aprendizagem |
Data do documento: | 2010 |
Citação: | FROTA, Irandir Rodrigues. Andragogia na educação profissional: contribuições e desafios. 2010. 59f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2010. |
Resumo: | A andragogia é a arte ou a ciência de orientar adultos a aprender. O modelo andragógico foi formulado por Knowles a partir de 1935, só em 1980 a teoria tem um modelo definido e constituído sob três fontes de dados: o indivíduo, a organização e a sociedade. A educação de adultos passou a merecer atenção a partir de experiências realizadas com a alfabetização e com treinamento empresarial. A maior diferença em relação a outras teorias é a relação entre o facilitador e o aprendiz. O facilitador está sempre presente nesse processo e o aprendiz adulto é responsável ativo e participante de sua aprendizagem. Os princípios básicos da andragogia são: necessidade de aprender, autoconceito, experiência prévia, prontidão, orientação para aprendizagem e a motivação dos adultos aprendizes. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, através da análise e interpretação de diferentes construções teóricas e aplicadas. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41596 |
Aparece nas coleções: | EDES - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_tcc_irfrota.pdf | 535,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.