Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41579
Tipo: | TCC |
Título: | Ambientes virtuais de aprendizagem: ferramentas pedagógicas no cenário do ensino superior |
Autor(es): | Linhares, Gabrielle Almeida Silva |
Orientador: | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes |
Palavras-chave: | Educação a Distância;Ambiente Virtual de Aprendizagem;Ferramentas pedagógicas |
Data do documento: | 2012 |
Citação: | LINHARES, Gabrielle Almeida Silva. Ambientes virtuais de aprendizagem: ferramentas pedagógicas no cenário do ensino superior. 2012. 60f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2012. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo observar a história e o crescimento da Educação a Distância e a importância de um Ambiente Virtual de Aprendizagem nesse novo processo de ensino e aprendizagem. A análise das ferramentas pedagógicas utilizadas nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem é um passo primordial e necessário, pois através dessas ferramentas conseguimos vislumbrar um pouco dessa grande mudança na Educação. Com o enfoque a evolução da Educação a Distância em função das Tecnologias da Informação e Comunicação que propiciaram a concepção e construção dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem aplicáveis a Educação a Distância, cursos Semipresenciais ou até mesmo Presenciais, pois as ferramentas computacionais são hoje imprescindíveis na Educação em qualquer modalidade. O Ambiente Virtual de Aprendizagem Solar, utilizado nos cursos semipresenciais da Universidade Federal do Ceará e Universidade Aberta do Brasil foi a principal fonte de apoio e observação. O ensino a distância é uma realidade e encontra-se em estado permanente mutação. A apropriação dessa plataforma, de seus recursos e a possibilidade de evolução no que se refere à utilização da mesma depende, no entanto, da compreensão de seus elementos básicos, suas ferramentas pedagógicas de ensino e aprendizagem. As conclusões abrem novos questionamentos para futuros trabalhos, procurando observar a Educação a Distância não apenas como um instrumento que amplia os alcances da educação, mas com um meio para atingir novos níveis de compreensão e consciência, com a concepção, desenvolvimento e utilização de novas tecnologias da informação e comunicação na educação através de estratégias pedagógicas e administrativas. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41579 |
Aparece nas coleções: | EDES - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_tcc_gaslinhares.pdf | 2,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.