Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41546
Tipo: Artigo de Evento
Título: Uma análise subjetiva do espaço urbano do filme Amarelo Manga
Autor(es): Araújo, Fábio Rodrigo Fernandes
Carneiro, Rosalvo Nobre
Palavras-chave: Filme Amarelo Manga;Análise subjetiva;Bar Avenida;Texas Hotel
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: IMPRECE
Citação: ARAÚJO, Fábio Rodrigo Fernandes; CARNEIRO, Rosalvo Nobre. Uma análise subjetiva do espaço urbano do filme Amarelo Manga. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1135-1147.
Resumo: No período contemporâneo das percepções imagéticas do homem urbano em relação ao seu próprio espaço cultural de vivência e pratica das ações cotidianas, há a estruturação subjetiva da identidade do mesmo em relação ao seu modo cognitivo de agir e personificar este espaço como uma extensão cênica e intangível de sua respectiva condição de existir como indivíduo produtor de materialidades e imaterialidades do urbano. Por sua vez, consonante a esta premissa, é produzido um artigo cientifico, com o objetivo de se compreender, como os espaços narrativos do Bar Avenida e do Texas Hotel do filme Amarelo Manga, por meio dos personagens Ligia (Dona do Bar) e Dunga (Trabalhador do Hotel), representam um urbano fílmico estruturado pelas relações subjetivas entre estes com os outros indivíduos do filme como fator de influência na construção de um meio espacial de vivencialidade social distinto, em que se interpretara quais foram as práticas sociais e culturais cotidianas vistas nos referidos locais, que mostram um novo espaço urbano formado mais pelos personagens humanos e de suas relações entre si do que pelas suas espacialidades materiais, o qual assim será proposto um analise do Bar Avenida e do Texas Hotel do filme Amarelo Manga, como personificações físicas das disparidades espaciais, sociais e culturais deste com a cidade da ação da citada obra fílmica, a saber, a cidade nordestina Recife. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41546
ISBN: 978-85-8126-065-5
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_frfaraujorncarneiro.pdf4,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.