Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41524
Tipo: Artigo de Evento
Título: Reflexos da formação continuada na educação infantil em Fortaleza – Ce
Autor(es): Machado, Marta Suiane Barbosa
Paiva, Ana Carine dos Santos de Sousa
Furtado, Ana Paula Azevedo
Palavras-chave: Educação Infantil no Brasil;Educação básica
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: EdUECE
Citação: MACHADO, Marta Suiane Barbosa; PAIVA, Ana Carine dos Santos de Sousa; FURTADO, Ana Paula Azevedo. Reflexos da formação continuada na educação infantil em Fortaleza – Ce. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 898-907. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.
Resumo: O panorama atual no qual está inserido a Educação Infantil no Brasil tem exigido dos gestores e dos profissionais da educação discussões constantes que abordem com maior ênfase as particularidades existentes nessa etapa da educação básica. Tal debate evoca reflexões acerca das concepções sobre a criança e a infância existentes e tem provocado ações positivas na busca da efetivação de melhorias no atendimento ofertado às crianças pequenas. O atual contexto político pelo qual perpassa esta pesquisa traz o direito da criança a uma educação que promova o seu pleno desenvolvimento assegurado desde a Constituição Federal255 (1988), ao Estatuto da Criança e do Adolescente256 (1990) e à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996)257 . Nesse contexto, o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) prevê ações que visam promover educação de qualidade, com foco na aprendizagem do educando. Com esse intuito se deu a criação da Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica, apresentando indícios de que a formação continuada dos professores está entre as preocupações do Ministério da Educação. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41524
ISSN: 2447 2085
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_msbmachado.pdf13,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.