Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41521
Tipo: Artigo de Evento
Título: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’S)
Autor(es): Barreto, Raquel Figueiredo
Barros, Marina Kataoka
Palavras-chave: Graduação em Letras;Formação superior em línguas e literaturas
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: EdUECE
Citação: BARETTO, Raquel Figueiredo; BARROS, Marina Kataoka. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’S). In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 926-936. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.
Resumo: Os cursos de graduação em Letras foram criados, na década de 30, com o objetivo de oferecer formação superior em línguas e literaturas (FIORIN, 2006). Os primeiros cursos de letras foram estabelecidos com a finalidade de preparar trabalhadores intelectuais para o exercício das altas atividades culturais de ordem desinteressada ou técnica; preparar candidatos ao magistério do ensino secundário, normal e superior e realizar pesquisas nos vários domínios da língua-cultura que constituem o objeto de seu ensino. (FIALHO, FIDELES, 2008) A profissionalização do magistério, segundo Lajolo (s/d) foi sempre uma profissionalização pouco compensadora. Por mais de um século não se pediu nenhum tipo de preparo específico para a docência. Considerando que a qualidade da formação docente é um ponto inquestionável, a utilização das novas tecnologias impacta em transformações consideráveis, pois há necessidade de uma formação ainda mais especializada por parte desse professor, uma vez que as tecnologias mudam muito rapidamente. O que nos leva a uma mudança de atitude, pois o que até então eram práticas inconcebíveis, passam a serem práticas modernas, ações inovadoras e posturas comunicativas (PONTE, 2000).[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41521
ISSN: 2447 2085
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_rfbarretto.pdf13,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.