Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41519
Title in Portuguese: Perspectivas da história ensinada nas séries inicias: algumas reflexões
Author: Florencio, Lourdes Rafaella Santos
Keywords: História
Visões e convicções da educação
Issue Date: 2015
Publisher: EdUECE
Citation: FLORENCIO, Lourdes Rafaella Santos. Perspectivas da história ensinada nas séries inicias: algumas reflexões. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 858-868. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.
Abstract in Portuguese: A forma como se ensina História nas séries iniciais, parte essencialmente da concepção que se tem sobre o que é História. Ao mesmo tempo em que se ensina se compartilha visões e convicções, dessa forma está nas mãos dos educadores o direcionamento que a História terá em sala de aula. A formação do pedagogo é polivalente, ou seja, carrega em seu currículo uma concepção fundada na interdisciplinaridade. Ao exercer a docência nas séries iniciais se precisa ensinar conteúdos das mais variadas áreas do conhecimento o que coloca esse professor diante de conhecimentos muitas vezes distantes das apreendidas na formação docente. Os educadores se deparam com ambientes escolares muitas vezes adversos. Em sala de aula encontram crianças envolvidas pelas Tecnologias da Informação como celulares, videogame, tablet em substituição da bola, bicicleta e brincadeiras de rua. Como expões o historiador Hobsbawn, “quase todos os jovens de hoje crescem numa espécie de presente contínuo, sem qualquer relação orgânica com o passado público da época em que vivem” (1995, p.13). [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41519
metadata.dc.type: Artigo de Evento
ISBN: 2447 2085
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_eve_lrsflorencio.pdf13,54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.