Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41454
Tipo: Artigo de Evento
Título: A instrução pública paraense no século XIX: breve percurso histórico
Autor(es): Lobato, Ana Maria Leite
Palavras-chave: Frades Carmelitas;Influência religiosa
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: EdUECE
Citação: LOBATO, Ana Maria Leite. A instrução pública paraense no século XIX: breve percurso histórico. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 255-264. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.
Resumo: No Pará, após a fundação de Belém em 1616, várias congregações religiosas vieram para fazer o trabalho de catequização, esta colônia do Brasil teve a sua primeira fase de instrução aos cuidados dos frades Carmelitas, dos capuchos mercenários, dos jesuítas, dos religiosos da Conceição da Beira e Minho, e, dos da Piedade. Os religiosos dessas congregações ministraram a educação e o ensino em Belém, onde criaram as primeiras escolas primárias, pautada em Deus e nos rudimentares preceitos da moral religiosa e social. Até o século XVIII, a influência religiosa na educação paraense foi predominante, o ensino primário ainda era escasso e sofreu o primeiro golpe: o aviso de 5 de fevereiro1758, o qual ordenou o retorno à metrópole dos religiosos da piedade e o de 12 de abril ordenou que os religiosos da Beira e Minho se recolhessem no Maranhão. Como complemento dessas ordens veio a lei do célebre ministro Marquês de Pombal, de 3 de setembro de 1759, a qual expulsou de Portugal e de seus domínios os jesuítas, com isso ficaram desertos os conventos de S. Boaventura, S. José e Santo Alexandre e o ensino teve severas consequências. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41454
ISSN: 2447 2085
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_amllobato.pdf13,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.