Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/4143
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Educação em saúde a gestantes utilizando a estratégia grupo
Título em inglês: Educationional health for pregnant women using the group strategy
Autor(es): Moreira, Camila Teixeira
Palavras-chave: Gestantes;Atenção Primária à Saúde;Educação em Saúde
Data do documento: 2007
Instituição/Editor/Publicador: Revista Rene
Citação: MOREIRA, Camila Teixeira. Educação em saúde a gestantes utilizando a estratégia grupo. Rev. RENE, Fortaleza, v. 8, n. 3, p. 107-116, set./dez. 2007.
Resumo: Dentre as inúmeras ferramentas utilizadas pelos profissionais da atenção básica, para promover a saúde das pessoas, a estratégia grupo tem sido bastante incentivada, sendo a gestação um momento ímpar para realização de ações educativas como esta. Estudo exploratório-descritivo sobre a utilização desta estratégia envolvendo gestantes da atenção básica com foco na promoção da saúde. Evidenciamos que o grupo facilita o processo educativo, quando se baseia nos princípios da promoção da saúde, proporcionando troca de informações e experiências, desenvolvimento de autonomia e adoção de hábitos saudáveis. Além disso, foi uma atividade avaliada de forma positiva pelas participantes, pois, a partir das informações recebidas e das metodologias aplicadas, sentiam-se mais seguras, confiantes e felizes para desempenhar seu papel de mãe. Esperamos, com este estudo, incentivar outros profissionais a utilizarem este instrumento de educação em saúde em seus serviços, para que possamos melhorar a qualidade da assistência prestada à mulher.
Abstract: Among the several tools available to the primary health care professionals, the group strategy has been very encouraged and pregnancy has been a unique opportunity for the implementation of educational actions like these. This study consists of the report of experience about the use of this strategy including primary care pregnant women of the main focus of health promotion. It is evident that the group facilitates the educational process, when it is based on the principles of health promotion, allowing exchange of data and experiences, development of autonomy and adoption of healthy habits. Besides, this research was an activity evaluated positively by the participants because, from the information collected and the applied methodology, they felt safer, confident to play the role of mother. We hope, with this study, to encourage other professionals to use this health education tool to improve the quality of health assistance offered to the women.
Resumen: Entre las innumerables herramientas usadas por los profesionales de la atención básica, para promover la salud de las personas, la estrategia grupo ha sido muy incentivada, siendo la gestación un momento único para la realización de acciones educativas como ésta. Estudio exploratorio y descriptivo sobre el uso de esta estrategia, abarcando embarazadas del sector de atención primaria, enfocando la promoción de la salud. Evidenciamos que el grupo facilita el proceso educativo, cuando se basa en los principios de la promoción de la salud, proporcionando un cambio de informaciones y de experiencias, desarrollo de la autonomía y la adopción de hábitos sanos. Por otra parte, fue una actividad evaluada de forma positiva por las participantes, pues, a partir de las informaciones recibidas y de las metodologías aplicadas, se sentían más seguras, confiadas y felices para desempeñar su papel de madre. Con este estudio, esperamos estimular a otros profesionales para que utilicen este instrumento de educación en la salud en sus servicios, de modo que mejoremos la calidad de la ayuda dada a la mujer.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4143
ISSN: 1517-3852 Impressa
2175-6783 On line
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_art_ctmoreira.pdf87,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.