Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41358
Tipo: Artigo de Evento
Título: A necessidade da avaliação da consciência fonológica em nível de alfabetização
Autor(es): Viera, Meiriane Costa Lázaro Monteiro
Ribeiro, Ana Paula de Medeiros
Marques, Cláudio de Albuquerque
Palavras-chave: Ler e escrever;Alfabetização;Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC)
Data do documento: 2008
Instituição/Editor/Publicador: UFC
Citação: VIEIRA, Meiriane Costa Lázaro Monteiro; RIBEIRO, Ana Paula de Medeiros; MARQUES, Cláudio de Albuquerque. A necessidade da avaliação da consciência fonológica em nível de alfabetização. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20-22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1751-1758.
Resumo: Para ler e escrever exige-se que o alfabetizando compreenda o sistema de crítica alfabética. Assim, a aprendizagem do sistema alfabético de leitura e de escrita pressupõe a habilidade de decompor e compor os sons da fala. Existe uma correlação positiva entre a consciência fonológica e a aprendizagem posterior em leitura. Desta forma, torna-se relevante a avaliação da consciência fonológica para o progresso futuro em leitura e em escrita. Entretanto, as avaliações hoje realizadas em nível de alfabetização (Provinha Brasil, SPAECE-Alfa e PAIC), não vêm contemplando as verdadeiras necessidades da avaliação da consciência fonológica. Dentre todos os programas, o Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) é o que tem mostrado maior preocupação e interesse em construir itens cujos descritores pretendem avaliara consciência fonológica. Ademais, diferencia-se dos outros por trazer uma proposta de intervenção a partir do conhecimento dos resultados da avaliação. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41358
ISBN: 9788589872423
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_eve_mclmvieira.pdf643,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.