Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41310
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Grande Sertão: veredas, arte entre história e narrativa
Autor(es): Chaves, Nataly Pinho
Palavras-chave: Linguagem;História;Arte
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: UFBA
Citação: CHAVES, Nataly Pinho. Grande Sertão: veredas, arte entre história e narrativa. Inventário, Salvador, n. 17, dez. 2015.
Resumo: Articulando uma interpretação de Grande Sertão: Veredas junto a leituras dos pensadores marxistas Karel Kosik e Theodor Adorno, entre outros, pretende-se, aqui, explicitar como a arte, e a obra em estudo especificamente, torna-se o “demônio” da ciência histórica, e como o pensamento em torno do personagem Riobaldo mostra fulcros entre narrativa histórica e ficcional, desafiando tanto a história, que afirma sua completude, quanto alguns segmentos da crítica literária, que negam a ligação da literatura com o social. Considerando que a transformação humana deixa marcas na narrativa, na arte, na ciência e na linguagem, busca demonstrar-se, neste trabalho, o choque entre tais construções humanas e como isto se expressa na linguagem do homem e de Riobaldo, expondo as contradições com que o pensamento, em especial o marxista, luta, e a intervenção da arte no processo crítico da práxis. As tensões entre as constituintes da reflexão dialética materialista, se perpetradas na linguagem e no narrar do sujeito, dão espaço para um ato criativo que se coaduna com a construção histórica dele mesmo no ato narrativo, e a construção linguística na qual se insere o poético, a busca incessante do sentido no risco da falta do sentido, a defrontação do homem perante o que ainda não tem palavra, mas que o impulsiona a criar para estar no mundo e recriá-lo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41310
ISSN: 1679-1347
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_npchaves.pdf376,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.