Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41288
Tipo: Artigo de Evento
Título: Participação civil e democracia: o modelo participativo na construção do Plano Nacional de Cultura
Autor(es): Lemos, Nayana Silva
Palavras-chave: Plano Nacional de Cultura (PNC);Avanço cultural-Brasil;Desenvolvimento cultural
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: UFPI
Citação: LEMOS, Nayana Silva. Participação civil e democracia: o modelo participativo na construção do Plano Nacional de Cultura. In: ENCONTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO NORTE E NORDESTE E PRÉ–ALAS DO BRASIL, 15., 4–7 set. 2012, Teresina. Anais ... Teresina: UFPI, 2012.
Resumo: A criação e implantação do Plano Nacional de Cultura (PNC) representa não só um avanço para as políticas culturais desenvolvidas no Brasil até hoje, mas também o amadurecimento da cultura enquanto campo fundamental para o desenvolvimento social. Compreender o processo de elaboração desse instrumento significa identificar os reflexos, paradoxos, descontinuidades e contextos históricos nos quais estiveram inseridas as políticas culturais do país. Parte indispensável desse processo de construção, a participação da sociedade civil surgiu como elemento transformador. É essa articulação entre o modelo de Participação social e sua inserção no sistema democrático, a partir da reflexão sobre a construção de metas do Plano Nacional de Cultura, que o presente trabalho visa analisar. Levantado como bandeira prioritária para o segmento cultural na campanha presidencial de Lula em 2002 e instituído em seu Governo pela Lei nº 12.343, de 2010, o plano traz a proposta de aproximação da sociedade civil do processo de definição das políticas públicas de cultura que serão implementadas no país pelos próximos 10 anos. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41288
ISSN: 2176 2368
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_nslemos.pdf270,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.