Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41239
Title in Portuguese: Vaqueiros e mestres em alto mar. Uma análise dos processos de trabalho dos pescadores de curral da praia de Bitupitá–Ce
Author: Araújo, Antônia Gabriela Pereira de
Keywords: Turismo
Populações tradicionais
Pesca
Issue Date: 2012
Publisher: UFPI
Citation: ARAÚJO, Antonia Gabriela Pereira de. Vaqueiros e mestres em alto mar. Uma análise dos processos de trabalho dos pescadores de curral da praia de Bitupitá–Ce. In: ENCONTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO NORTE E NORDESTE E PRÉ–ALAS DO BRASIL, 15., 4–7 set. 2012, Teresina. Anais ... Teresina: UFPI, 2012.
Abstract in Portuguese: O presente estudo pretende analisar a dinâmica dos processos de trabalho de pescadores de currais residentes no litoral extremo oeste do Ceará, uma vez que a referida área, nos últimos oito anos, vêm sendo alvo de intensos processos de turistificação. Levando em consideração que as políticas públicas de incentivo ao turismo na região Nordeste do país se direcionam aos interesses mercadológicos economicistas (Xavier e Resende, 2008) bem como a operadoras estrangeiras e ao turismo imobiliário (Rodrigues, 2009; Bernal, 2008) - o que deixa cada vez mais distante a implementação de projetos turísticos capazes de conciliar a preservação ambiental e a conservação dos modos de vida de populações locais com os interesses desenvolvimentistas - torna-se de suma importância uma reflexão antropológica sobre os impactos sócio-culturais dessas políticas para as pequenas populações locais, em particular nos processos de trabalho dos pescadores artesanais da praia de Bitupitá, Ce.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41239
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2179 2368
Appears in Collections:PPGS - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_eve_agparaujo.pdf447,05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.