Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41219
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Joelma Soares da-
dc.contributor.authorForte, Larissa Ingrid Cardoso-
dc.date.accessioned2019-04-30T21:52:12Z-
dc.date.available2019-04-30T21:52:12Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationFORTE, Larissa Ingrid Cardoso. Percepção dos gestores da Universidade Federal do Ceará sobre a influência do cerimonial de colação de grau na identidade organizacional da UFC. 2018. 71 f. Monografia (graduação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade,Curso de Secretariado Executivo, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41219-
dc.description.abstractThe University should not only be a supplier of knowledge, but should also be concerned with the institutional identity recognized by its members, and the graduation ceremony is a significant element in the formation of that perception. For this purpose, the general objective of this study is to identify the perceptions of the Federal University of Ceará’s managers about the influence of the graduation ceremony on the institutional identity of the University. This research has qualitative and quantitative basis, besides characterizing itself as descriptive. The present study also has as a data collection technique the interview and as an instrument of collection the Likert Scale, questionnaire and interview script. The analysis of the data was made from the information collected with the managers of the Rectory and the semi structured interviews conducted with the head of the Ceremonial of this institution and with the coordinators of the academic unit FEAACS. It concludes that graduation ceremony is an instrument that influences the institutional identity of the UFC, and this is done through its acting as opinion form about this institution, enhancing the identity of the University through the execution of this ceremony, which is surrounded by rites, rituals and symbols, and that through this ceremony is possible to strengthen the institutional values as well as the culture of the organization. Besides strengthening and awakening the feeling of belonging and accomplishment by the teachers.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGestorespt_BR
dc.subjectColação de graupt_BR
dc.subjectCerimonialpt_BR
dc.subjectIdentidade organizacionalpt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.titlePercepção dos gestores da Universidade Federal do Ceará sobre a influência do cerimonial de colação de grau na identidade organizacional da UFCpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA universidade não deve limitar-se a ser apenas fornecedora do conhecimento, como também deve preocupar-se com a identidade institucional reconhecida pelos seus membros, e a colação de grau é um elemento significativo para a formação dessa percepção. Para isso possui como objetivo geral do estudo identificar as percepções de gestores da Universidade Federal do Ceará acerca da influência do cerimonial da colação de grau na identidade institucional da Universidade. A pesquisa tem base qualitativa e quantitativa, além de caracterizar-se como descritiva. O presente estudo também tem como técnica de coleta de dados a entrevista e como instrumento de coleta a Escala de Likert, questionário e roteiro de entrevista. A análise dos dados foi feita a partir das informações coletadas com os gestores da reitoria e das entrevistas semiestruturadas realizadas com a chefe do cerimonial desta instituição e com os coordenadores da unidade acadêmica FEAACS. Conclui-se que a colação de grau é um instrumento que influencia a identidade institucional da UFC, e isso se dá através da sua atuação como formadora de opinião acerca desta instituição, ao enaltecer a identidade da universidade por meio da execução dessa cerimônia, que é cercada por ritos, rituais e símbolos, e que através dela é possível fortalecer valores institucionais, bem como a cultura da organização. Além de fortalecer e despertar o sentimento de pertencimento e dever cumprido pelos docentes.pt_BR
Aparece nas coleções:SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_licforte.pdf1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.