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Tipo: Artigo de Periódico
Título: O papel dos gêneros discursivos escritos na aquisição do português por falantes surdos: algumas implicações
Título em inglês: The role of discursive written genres in the acquisition of portuguese by deaf speakers: some implications
Autor(es): Irineu, Lucineudo Machado
Costa, Walison Paulino Araújo
Palavras-chave: Educação surda;Português escrito;Gêneros discursivos;Segunda língua
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Revista do GELNE
Citação: IRINEU, Lucineudo Machado; COSTA, Walison Paulino Araújo. O papel dos gêneros discursivos escritos na aquisição do português por falantes surdos: algumas implicações. Revista do Gelne, Natal (RN), v. 19, n. 2, p. 03–17, jul/dez, 2017.
Resumo: Este texto traz uma discussão em torno da educação surda, mais especificamente a questão do português escrito como segunda língua para os surdos falantes de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Nossos objetivos se materializam da seguinte forma: discutir o relevante papel dos gêneros discursivos em geral, em meio à aquisição da segunda língua, sobretudo quando consideramos o fato de que vivemos em um mundo plural de semioses e letramentos, e discutir como os gêneros digitais, em questões mais ligadas à função do que à forma, podem ajudar o falante surdo a aprender a língua portuguesa, possibilitando-lhe ser inserido em um universo letrado como usuário proficiente e interativo. Em termos metodológicos, procedemos à discussão através de uma análise qualitativa, articulando conceitos, noções e categorias trazidas pela incursão na literatura especializada, com base em: Cavalcanti & Silva (2007), Gesser (2009), Salles et al (2004), Grannier (2007), McCleary (2009), entre outros autores.
Abstract: This text discusses the deaf education, more specifically the written Portuguese as a second language for deaf speakers of BSL (Brazilian Sign Language). We aim at discussing the relevant role of text genres in general amongst the acquisition of a second language, above all considering the fact that we live within a world full of semioses and literacies; and showing that digital genres, in terms related to function rather than form, can help deaf speakers acquire Portuguese, allowing them to be inserted into a literate world as proficient and interactive users. In methodological terms, our discussion took place through a qualitative analysis, which provided us with concepts and notions brought from the specialized literature, based on: Cavalcanti & Silva (2007), Gesser (2009), Salles et al (2004), Grannier (2007), McCleary (2009), among others.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41184
ISSN: 2236-0883 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

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