Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41076
Título em portugués: A memória e seu papel no siqueirismo: a cartilha escolar como fonte histórica
Autor: Souza, Sandoval Antunes de
Palabras clave : Siqueirismo
Cartilha escolar
Memória
História
Fecha de publicación : 2014
Editorial : IMPRECE
Citación : SOUZA, Sandoval Antunes de. A memória e seu papel no siqueirismo: a cartilha escolar como fonte histórica. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 506-515.
Resumen en portugués: A ideia da criação de um Estado na região norte de Goiás é antiga! Esta região sempre foi região considerada uma das mais pobres de Goiás. Movimentos separatistas emergem com mais força na segunda metade do século XX, com a criação de algumas entidades, como na década de 1960, o CENOG – Casa do Estudante do Norte Goiano, cuja sede era em Goiânia e na década de 1970 a CONORTE – Comissão de Estudos dos Problemas do Norte, criada no Congresso Nacional; entidades que procuram aglutinar forças políticas para a emancipação do norte goiano, acima do paralelo 13, paralelo este que seria o marco delimitatório do desmembramento do Estado de Goiás. As ideias que surgiram nos movimentos de separação do norte goiano foram adotadas pelo então deputado federal por Goiás, Siqueira Campos que, em 1972, apresentou, na Câmara Federal, um primeiro projeto de redivisão territorial da chamada Amazônia Legal, onde incluía a criação do Estado do Tocantins. Este projeto, embora aprovado, ficou sobrestado por vários anos. Em 1985, respondeu ao veto do presidente José Sarney à emancipação do Tocantins com uma greve de fome de quatro dias. A insistência surtiu efeito e, hoje, os tocantinenses e, até mesmo os adversários políticos reconhecem que o Tocantins passou a figurar no mapa brasileiro por mérito dele.[...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41076
metadata.dc.type: Artigo de Evento
ISBN : 978-85-8126-065-5
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_eve_sasouza.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.