Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41067
Title in Portuguese: Relatório de Estágio de Pós-doutorado: um estudo funcionalista das construções equativas no português brasileiro
Author: Silva, Leosmar Aparecido da
Advisor(s): Nogueira, Márcia Teixeira
Keywords: Construções tautológicas equativas
Português brasileiro
Funcionalismo
Issue Date: 2018
Citation: SILVA, Leosmar Aparecido da. Relatório de Estágio de Pós-doutorado: um estudo funcionalista das construções equativas no português brasileiro. 2018. 79 f. – Relatório (Pós-doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2018.
Abstract in Portuguese: Neste relatório, informamos o conjunto de atividades acadêmicas desenvolvidas no decorrer do estágio de pós-doutorado, vinculado ao Programa Nacional de Pós-Doutorado e financiado pela CAPES, na Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, sob a supervisão da Profa. Dra. Márcia Teixeira Nogueira. A pesquisa desenvolvida durante um ano de trabalho (2017/2 e 2018/1) objetivava fazer um estudo descritivo e analítico, de base funcionalista, de construções tautológicas equativas do tipo [SNi Cop SNi] que se codificam em sentenças como guerra é guerra, mãe é mãe. Utilizamos dados coletados do corpus do português (www.corpusdoportugues.org) e em de artigos de opinião, de letras de música, de poemas de discursos políticos, de notícias etc, identificados da internet. Os dados revelaram que as construções tautológicas equativas são bastante produtivas tanto em textos orais quanto em textos escritos e que essa produtividade está associada, principalmente, ao seu caráter de 'verdades geralmente aceitas' e também ao seu valor argumentativo. Os dados revelaram ainda que há diversidade na forma e no significado das tautologias e que tais construções são meios linguísticos para expressar tolerância com a natureza e atividades humanas, supervalorização de seres humanos e entidades abstratas, limites de tolerância, cumprimento de uma obrigação. Os resultados da pesquisa foram divulgados em eventos nacionais e internacionais e os produtos da pesquisa têm sido submetidos a revistas científicas com qualis Capes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41067
metadata.dc.type: Relatório
Appears in Collections:PPGL - Relatórios - Pós-doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_relposdoc_lasilva.pdf61,46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.