Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41043
Title in Portuguese: Formas de contar a história: a narração das histórias do Ceará na obra de Eusébio de Sousa
Author: Alves, Raquel da Silva
Keywords: História do Ceará
Metodologia de ensino
Issue Date: 2011
Publisher: ANPUH
Citation: ALVES, Raquel da Silva. Formas de contar a história: a narração das histórias do Ceará na obra de Eusébio de Sousa. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 26., 17-22 jul. 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Associação Nacional de História, 2011.
Abstract in Portuguese: O presente artigo tem como objetivo analisar o uso da narração de histórias como mecanismo de ensino da História do Ceará para crianças nas décadas de 1920 e 1930. Esse texto faz parte do projeto de doutoramento cuja proposta é analisar o ensino de História para as series iniciais compondo o programa de Humanidades nas escolas cearenses1 . A pesquisa pontua-se na discussão encontrada no programa de estudos do concurso para professoras primárias do Estado do Ceará ocorrido em 19242 . O que se percebe, ao analisar esse currículo são algumas indagações a respeito do método (SCHMIDT, 2006). a ser utilizado em sala de aula, sendo ele considerado fundamental para o exercício das aulas ministradas na rede pública de ensino. A fonte aponta a seguinte interrogação: seria adequado o ensino da História na escola primária?A partir desse questionamento, construído através do estabelecimento de uma metodologia para esse ensino, busca-se refletir como eram atribuídos significados para a presença do estudo de História na sala de aula e se isso era pensado levando em consideração os temas abordados pela ciência histórica. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41043
metadata.dc.type: Artigo de Evento
ISBN: 978 85 98711 08 9
Appears in Collections:PPGH - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_eve_rsalves.pdf228,27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.