Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40814
Tipo: Artigo de Evento
Título: Infausto matrimônio: introdução ao estudo da bigamia na Capitania do Ceará Grande (1752-1778)
Autor(es): Pinheiro, Adson Rodrigo Silva
Silva, Marilda Santana da
Palavras-chave: Casamento;Matrimônio;Historiografia
Data do documento: 2011
Citação: PINHEIRO, Adson Rodrigo Silva; SILVA, Marilda Santana da. Infausto matrimônio: introdução ao estudo da bigamia na Capitania do Ceará Grande (1752-1778). In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 26., 17-22 jul. 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Associação Nacional de História, 2011.
Resumo: No Brasil, as pesquisas que privilegiam as estruturas domiciliares trazem em seu bojo a inquietação com as diversas formas de casamento, expondo o entendimento de que a historiografia faz sobre as disposições domésticas provenientes das ligações entre os homens e as mulheres desde o início da colonização portuguesa. O casamento tem sido objeto de pesquisas que favorecem a análise do papel sócio-cultural do matrimônio na sociedade, dos arranjos familiares e das tensões sociais geradas em torno da família ideal gerada no entendimento tal referida instituição. Concomitante a esses estudos, a linha que trata da história da sexualidade tenta se aproximar dessa tendência de família por meio da ação da Igreja pela Inquisição em que os trabalhos atualmente vêm se desenvolvendo. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40814
ISBN: 978 85 98711 08 9
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DHIS - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_arspinheiro.pdf250,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.