Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40773
Title in Portuguese: Colégio Agapito dos Santos: professores, monitores e o Método Paulo Freire
Author: Castro, Wagner José Silva de
Keywords: Colégio Agapito dos Santos
Política de professores
Método Paulo Freire
Repressão dos militares
Issue Date: 2014
Publisher: Edições UFC
Citation: CASTRO, Wagner José Silva de. Colégio Agapito dos Santos: professores, monitores e o Método Paulo Freire. IN: VASCONCELOS, José Gerardo; MOTA, Bruna Germana Nunes; BRANDENBURG, Cristine (orgs.). Filosofia, cultura e educação. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 260-280.
Abstract in Portuguese: o golpe civil-militar de 1964 cerceou a liberdade de expressão de muitos intelectuais, professores, alunos, artistas, políticos dentre outros que haviam lutado pelas reformas de base propostas pelo governo João Goulart., conhecido no meio político como Jango. Afinal, o voto do analfabeto e a educação gratuita para todos os brasileiros e o método educativo proposto pelo educador Paulo Freire não agradavam a elite conservadora e os militares da linha-dura próximos aos interesses norte-americanos no Brasil. O início dos anos 1960, notadamente, entre os anos de 1961 a 1963, a lei de remessa de lucros para exterior instituída por Jango não aceitando o excesso de dinheiro do país levado pelas multinacionais à organização das Ligas Camponesas e politização dos sindicatos rurais; a discussão da escola popular e o encontro do presidente com os camponeses para a idealização de um projeto de reforma agrária provocou a reação imediata da elite civil, setores conservadores da Igreja Católica e dos militares levando ao que ficou conhecido como golpe militar de 64. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40773
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
ISBN: 978-85-7282-616-8.
Appears in Collections:PPGEB - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_capliv_wjscastro.pdf7,12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.