Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40734
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Resenha de Um tempo na FACED
Autor(es): Pereira, Teresa Maria Monteiro
Palavras-chave: Faculdade de Educação - UFC;Curso de Pedagogia;Jubileu dos 50 anos
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: PEREIRA, Teresa Maria Monteiro. Resenha de um tempo na FACED. In: BRANDÃO, Maria de Lourdes Peixoto; MACIEL, Terezinha de Jesus Pinheiro; BEZERRA, José Arimatea Barros (orgs.). Pedagogia UFC 50 anos: narrativas de uma história (1963-2013). Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 167-189.
Resumo: Como ex-aluna e professora da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC), fui "intimada" a escrever um artigo para o livro que vai homenagear os 50 anos de existência do nosso curso de Pedagogia, resgatando imagens, ou memórias desse meio século de existência. Relembrando e escrevendo minhas recordações, senti como se, ao escrevê-Ias, estivesse Ihes dando um novo significado. Acredito mesmo que, no início, por ser uma jovem estudante, talvez eu não tivesse uma compreensão mais aprofundada das coisas a que assisti e de muitas outras das quais participei. Mediante esses relatos, refaço a existência da minha vida como aluna, professora e testemunha de uma época. Tentei pintar um quadro, mas compreendo que foi mais um esboço diante da singularidade de cada momento. Acredito, como disse José Saramago, "fisicamente, habitamos um espaço, mas, sentimentalmente, somos habitados por uma memória". Assim, o sentimento excede o que escrevemos, assim como a linguagem extrapola a situação contextual. Como li certa vez, o trabalho da leitura de fatos passados deverá ser compreendido como a recepção de uma herança, para que, esclarecendo o passado, possamos ter melhor compreensão do hoje, analisando os aspectos perdidos no tempo, as melhoras e os agravos para um melhor planejamento do futuro.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40734
ISBN: 978-85-7282-617-4
Aparece nas coleções:DEE - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_capliv_tmmpereira.pdf11,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.