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Title in Portuguese: Meu filho, eu sou é de circo!: experiências educacionais e significações juvenis de circo social em Canoa Quebrada, Aracati, Ceará
Author: Fontenele, Inambê Sales
Advisor(s): Sales, Celecina Maria de Veras
Keywords: Juventudes
Circo Social
Corpo
Experiência
Educação
Cirque social
Issue Date: 2017
Citation: FONTENELE, Inambê Sales. Meu filho, eu sou é de circo!: experiências educacionais e significações juvenis de circo social em Canoa Quebrada, Aracati, Ceará. 2017. 195f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2017.
Abstract in Portuguese: Este trabalho objetiva conhecer e compreender as percepções e significações que os/as jovens artistas circenses sociais da comunidade de Canoa Quebrada, Aracati, Ceará, atribuem as suas experiências educacionais e artísticas sócias proporcionadas na escola de circo social, Circo Teatro Escola Canoa Criança, da Associação Cultural Canoa Criança (ACCC), que faz parte da Rede Circo Mundo Brasil (RCM-BR). Metodologicamente, apoia-se na proposta de pesquisa qualitativa com características do método autoetnográfico (Santos, 2017), (Adams; Ellis; Jones, 2015). Para a investigação foram selecionados cinco jovens artistas circenses sociais, que em comum, vivenciam as experiências educacionais e artísticas sociais no Circo Teatro Escola Canoa Criança. A pesquisa de campo aconteceu no período de vinte e dois meses, entre os anos de 2016 a 2017, onde foram realizados: observações; anotações no diário de campo; entrevistas; e os percursos autobiográficos. No referencial teórico utilizado para apresentar e refletir as categorias: circo social, corpo, experiência, juventudes, dentre outras, destacam-se os estudos realizados nos/nas autores/as: Certeau (1995; 2008), Dayrell (2002; 2007), Eisner (2008), Freire (1975; 2004; 1993), Ghedin (2002), Larrosa (2002; 2008; 2011), Le Breton (1992; 2012), Pais (2003; 2005), Silva (2003; 2007; 2009). A pesquisa a partir das significações dos/as jovens, apresenta os aprendizados adquiridos nessas experienciais educacionais artísticas circenses sociais, dentre eles destacam-se: a aquisição da consciência corporal, por desenvolverem o domínio e a precisão da virtuose nos seus movimentos corporais; as percepções intrapessoais e interpessoais proporcionadas nos encontros e construções coletivas vivenciadas no circo social; as trampolinagens juvenis circenses sociais identificadas por ousarem conseguirem viver os seus tempos no presente, contorcendo as cobranças sociais que reconhecem a juventude como um tempo de construção dos seus futuros, num constante processo de vir a ser; e por fim, o aprendizado da transcendência expressa no sentimento de alteridade percebido quando escolhem oferecer as suas artes circenses sociais para alegrar as pessoas e melhorar o mundo. Conclui-se nessa tese que esses aprendizados juvenis artísticos circenses sociais podem ancorar reflexões-críticas-criativas capazes de contribuir com novos saberes e fazeres pedagógicos, espaços escolares e não escolares, e as percepções, posturas e proposições docentes educacionais, ocasionando a possibilidade de gerar os pertencimentos e os sentidos almejados para e nos processos educacionais brasileiros.
Abstract: Ce travail a pour objectif de connaître et de comprendre les perceptions et les significations que les jeunes artistes de cirque social de la communauté de Canoa Quebrada, Aracati, Ceará attribuent à leurs expériences éducatives et artistiques présentées dans l’école de cirque social Circo Teatro Escola Canoa Criança, da Associação Cultural Canoa Criança (ACCC), qui fait partie du réseau Rede Circo Mundo Brésil (RCM-BR). La démarche méthodologique s'appuie sur la proposition de la recherche qualitative présentant les caractéristiques de la méthode autoéthnographique (Santos, 2017) (Adams, Ellis, Jones, 2015). Pour l’enquête, cinq jeunes artistes de cirque social ont été sélectionnés à cause de leurs expériences sociales éducatives et artistiques au Circo Teatro Escola Canoa Criança. La recherche sur le terrain a été menée sur une période de vingt-deux mois, de 2016 à 2017, pendant lequel des observations ont été faites, notes dans le journal de recherche ont été faites, des entretiens et voyages autobiographiques. Dans le cadre théorique utilisé pour présenter et refléter les catégories: cirque social, corps, expérience, jeunesse, entre autres, les études suivantes se démarquent chez les auteurs: Certeau (1995; 2008), Dayrell (2002; 2007), Eisner (2008), Freire (1975; 2004; 1993), Ghedin (2002), Larrosa (2002; 2008; 2011), Le Breton (1992; 2012), Pais (2003; 2005), Silva (2003; 2007; 2009). La recherche, basée sur les significations des jeunes, présente l’apprentissage acquis dans ces expériences éducatives artistiques de cirque social, parmi lesquelles: l’acquisition de la conscience corporelle, en développant la maîtrise et la précision du virtuose dans ses mouvements corporels; les perceptions intrapersonnelles et interpersonnelles fournies dans les rencontres collectives et les constructions vécues dans le cirque social; les sauts en trampoline de la jeunesse du cirque social identifiés en osant vivre leur temps dans le présent, contournant les charges sociales qui font de la jeunesse un moment de construction de son avenir, en devenir permanent; et enfin, l'apprentissage de la transcendance exprimé dans le sens de l'altérité perçue lorsqu'ils choisissent d'offrir leurs arts du cirque social pour illuminer les gens et améliorer le monde. Nous concluons dans cette thèse que ces circuits sociaux d’apprentissage artistique des jeunes peuvent ancrer des réflexions créatives critiques capables de contribuer avec de nouvelles connaissances et pratiques pédagogiques, des espaces scolaires et non scolaires, des perceptions pédagogiques, des postures et des propositions pédagogiques, générant la possibilité de générer les biens et les significations destinés à et dans les processus éducatifs brésiliens.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40705
Appears in Collections:PPGEB - Teses defendidas na UFC

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