Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40602
Tipo: TCC
Título: Efeitos da globalização no mercado de trabalho brasileiro durante o período de 1984-2004
Autor(es): Bezerra, Liliana Sales da Silva
Orientador: Chaves Neto, Lauro
Palavras-chave: Globalização;Economia - Brasil;Mercado de Trabalho - Brasil
Data do documento: 2006
Citação: BEZERRA, Liliana Sales da Silva. Efeitos da globalização no mercado de trabalho brasileiro durante o período de 1984-2004. 2006. 56 f. TCC (especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Centro de Treinamento e Desenvolvimento - CETREDE, Curso de Especialização em Estratégia e Gestão Empresarial, Fortaleza-CE, 2006.
Resumo: Esta monografia trata dos efeitos da globalização no mercado de trabalho brasileiro durante o período de 1984-2004. Muitas análises abordam o problema aqui discutido de forma determinística, como é o caso da discussão que se faz a respeito do progresso tecnológico X emprego. Sendo assim, procura-se analisar tal cenário como resultado de um conjunto de fatores: basicamente a diminuição das taxas de crescimento econômico, incremento tecnológico, as mudanças organizacionais e também a ideologia neoliberal. Por outro lado, a análise dos dois períodos procurou mostrar que houve um processo histórico dentro de condições econômicas, políticas e sociais específicas. Do estudo realizado concluiuse que, a sociedade se encontra diante de situações aceleradas de transformações nas relações políticas, sociais e econômicas. A abertura do comércio aos países da América do Sul, através do Mercosul e a evolução da tecnologia no Brasil, afetaram tanto às empresas em seu processo produtivo quanto organizacional. Esses fatos estão evidenciados na busca de instrumentos técnicos capazes de responder às necessidades das empresas com a finalidade de encontrarem o equilíbrio entre a produtividade e o relacionamento com os empregados. Quanto à metodologia utilizada, tem-se um estudo exploratório de cunho bibliográfico e qualitativo. Concluiu-se do trabalho que, este cenário é atribuído por um único fator ou se tem um conjunto de determinantes que conformam um contexto histórico particular.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40602
Aparece nas coleções:EEGE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_tcc_lssbezerra.pdf471,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.