Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40594
Title in Portuguese: Marketing de serviços e a sobrevivência empresarial: análise sob o aspecto do gerenciamento das relações com os clientes
Author: Mendonça, Vitoria Grêcye Alves de
Keywords: Marketing de serviços
Marketing de relacionamento
Clientes - Contatos
Issue Date: 2006
Citation: MENDONÇA, Vitoria Grêcye Alves de. Marketing de serviços e a sobrevivência empresarial: análise sob o aspecto do gerenciamento das relações com os clientes. 2006. 52 f. TCCP (especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Centro de Treinamento e Desenvolvimento - CETREDE, Curso de Especialização em Estratégia e Gestão Empresarial, Fortaleza-CE, 2006.
Abstract in Portuguese: O trabalho ora apresentado e desenvolvido sob o tema “MARKETING DE SERVIÇOS E A SOBREVIVÊNCIA EMPRESARIAL: análise sob o aspecto do gerenciamento das relações com clientes”, está desenvolvido em cinco capítulos. No primeiro, consta a introdução com a sua justificativa, problematização, objetivos e metodologia. No segundo, focalizam-se os conceitos iniciais de empresa apresentados por renomados especialistas na área de administração organizacional, para em seguida, mostrar a evolução desses conceitos e alguns dos mais importantes paradigmas do novo processo mercadológico, como princípio norteador para a sobrevivência das empresas diante da forma competitiva de como elas se apresentam na atuação como um todo, e, ainda, pontuando aspectos referentes às habilidades e capacidades técnico-científicas e pessoais exigidas para o perfil de um(a) gerenciador(a) de relacionamentos com clientes. O terceiro capítulo apresenta a evolução do marketing e algumas conceituações do mesmo, assim como também é abordado o tema do marketing de serviços, no sentido de documentar teoricamente o que está exposto no quarto capítulo, o qual retrata a real proposta deste estudo, que é mostrar a importância do novo e importante papel do gerente executivo(a) como gestor(a) de relacionamentos com clientes. Neste momento são apresentados os princípios e dimensionamentos do marketing em sua origem como Customer Relationship Management (CRM), que se configura no mais recente programa de gerência de relacionamentos com clientes, cujo principal objetivo é pontuar que a competitividade mercadológica atual obriga que as empresas tratem seus clientes de forma diferenciada, na tentativa de buscar, conquistar e perenizar sua sobrevivência no mercado globalizado, no qual, para tanto, os administradores deverão promover a contínua capacitação em serviços e/ou possibilitar condições de qualificação profissional a seus colaboradores para que possa ofertar serviços diferenciados e cada vez mais especializados aos seus clientes. A conclusão desta pesquisa se dá no quinto capitulo, no qual serão apresentadas algumas considerações pessoais, tentando responder ao questionamento principal deste trabalho, até sugerindo que a empresa utilize sempre meios tecnológicos eficientes no sentido de promover avaliações periódicas, melhorias contínuas e desta forma propiciar um clima de excelente qualidade no relacionamento desta com seus colaboradores e clientes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40594
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:EEGE - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006_tcc_vgamendonça.pdf313,54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.