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Title in Portuguese: Educação para o trânsito como tema transversal do currículo no Ensino Fundamental I
Author: Lima, Paula Rejane Ribeiro
Advisor(s): Bezerra, José Arimatéa Barros
Keywords: Cidadania
Transversalidade
Educação para o trânsito
Issue Date: 2018
Citation: LIMA, Paula Rejane Ribeiro. Educação para o trânsito como tema transversal do currículo no Ensino Fundamental I. 2018. 53f. - TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2018.
Abstract in Portuguese: Este trabalho foi elaborado com o objetivo de conhecer como a Escola de Educação para o trânsito do DETRAN/CE abordava o tema “trânsito” junto às escolas de ensino regular, bem como promover uma reflexão sobre a sua inclusão no currículo do ensino fundamental I. Dentre os autores e fontes utilizados como referenciais teóricos, destacam-se os conceitos de Cruz e Cruz (2011) e Gallo (2000) sobre a transversalidade; os aspectos legais trazidos pela Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (Brasil, 1996), os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1997) e o Código de Trânsito Brasileiro (Brasil, 1997) e a discussão sobre o papel da escola desenvolvida por PINTO e CUNHA (2013). A pesquisa de caráter qualitativo privilegiou as técnicas da observação, entrevista, questionário semi-aberto, além do uso de anotações. O campo de pesquisa foi a Escola de Trânsito do DETRAN/CE, situada no Bairro Maraponga, em Fortaleza/CE. Após análise dos dados, foi possível perceber que o trabalho desenvolvido pelo DETRAN/CE, através da escola de educação para o trânsito, proporciona aprendizados essenciais para a construção de valores éticos e humanos e contribui significativamente para o reconhecimento da importância da integração do tema no ensino regular, em especial, no nível fundamental. As conclusões apontam para a relevância da discussão sobre a sua inclusão como tema transversal já nos anos iniciais, mas também constata que o Poder Público precisa programar medidas mais expressivas no que tange ao cumprimento do que está na lei, através de investimentos em políticas públicas com a atuação dos segmentos responsáveis pela educação e pelo trânsito.
Abstract: This text was elaborated with the objective of knowing how the DETRAN/CE Transit Education School addressed the theme of "traffic" in regular schools, as well as to reflect on their inclusion in the elementary school curriculum. Among the authors and sources used as theoretical references, the concepts of Cruz and Cruz (2011) and Gallo (2000) on transversality are highlighted; the legal aspects brought by the National Education Guidelines and Basis Law (Brazil, 1996), the National Curricular Parameters (Brazil, 1997) and the Brazilian Transit Traffic Code (Brazil, 1997) and the discussion on the role of the school developed by PINTO and CUNHA (2013). Qualitative research focused on the techniques of observation, interview, semiopen questionnaire, and the use of annotations. The research field was the DETRAN / CE Traffic School, located in the Maraponga District, in Fortaleza/CE. After analyzing the data, it was possible to developed by DETRAN/CE, through the traffic education school, provides essential learning for the construction of ethical and human values and contributes significantly to the recognition of the importance of mainstreaming the subject in regular education, especially at the level elementary. The conclusions point to the relevance of the discussion about its inclusion as a cross-cutting theme in the initial years, but also notes that the Public Power needs to plan more expressive measures regarding compliance with what is in the law, through investments in public policies with the performance of the segments responsible for education and transit traffic.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40550
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:PEDAGOGIA - TCC

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