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Tipo: Dissertação
Título: Educação empresarial: práticas interventivas educacionais nas micro e pequenas empresas no estado do Ceará
Autor(es): Barreto, Vera Márcia Ferreira
Orientador: Mattos, Fernando Lincoln Carneiro Leão
Palavras-chave: Educação empresarial;Empreendedorismo;Competências;Micro e pequenas empresas;Práticas interventivas educacionais;Sistema “S”.
Data do documento: 2010
Citação: BARRETO, Vera Márcia Ferreira. Educação empresarial: práticas interventivas educacionais nas micro e pequenas empresas no estado do Ceará. 2010. 277 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza, 2010.
Resumo: O presente estudo exploratório-descritivo pretendeu investigar e analisar as práticas interventivas educacionais quanto à sua utilidade para as micro e pequenas empresas no Estado do Ceará. O procedimento utilizado foi a amostragem probabilística aleatória por grupos. Os dados foram coletados primeiramente mediante levantamento bibliográfico. Utilizou-se o levantamento de dados primários, colhidos diretamente com as pessoas estudadas, procedendo-se em seguida a um levantamento de campo com as empresas da amostra, mediante a técnica da entrevista semi-estruturada com a aplicação de formulários pré-elaborados. O universo desta pesquisa constituiu-se das empresas clientes do Sistema “S” que utilizam serviços de ações educativas de consultoria e treinamentos no Estado do Ceará. Contemplou 25 (vinte e cinco) empresas/sujeito. Verificou-se neste estudo que o processo de desenvolvimento das Organizações está diretamente ligado ao grau de investimento educacional que o empreendedor aplica no empreendimento. Evidenciou-se que a educação, através das Práticas Interventivas Educacionais – PIEs (exploradas pelas ações de treinamento e consultoria) foram consideradas como um instrumento de apoio à gestão para as empresas (96%). Portanto, os empreendedores acreditam que as ações educativas contribuem no dia-a-dia das empresas no Estado do Ceará.
Abstract: This exploratory-descriptive study aims to investigate and analyze educational practices interventional concerning to its utility for micro and small enterprises in the state of Ceará. The procedure used is the random probability sampling groups. The data were first collected by survey. We used a survey of primary data collected directly with the people studied, proceeding then to a field survey with the sample companies, by the technique of semi-structured interview with the application of predesigned forms. The universe of this research consisted of 25 (twenty five) businesssubject of the S System which use services of educational consulting and training in the state of Ceará. One verifies that the development process of organizations is directly linked to the level of educational investment entrepreneurs apply in the venture. It was evident that education through the Educational Intervenient Practices (operated by the actions of training and consulting) were used as an instrument of management support for companies (96%). Therefore, the entrepreneurs believe that education contributes in day-to-day business in the state of Ceará.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40434
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