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dc.contributor.authorLima, Edmar Peixoto de-
dc.contributor.authorOliveira, Flávia Cristina Cândido de-
dc.contributor.authorGarantizado Júnior, José Olavo da Silva-
dc.date.accessioned2019-03-27T11:28:53Z-
dc.date.available2019-03-27T11:28:53Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationLIMA, Edmar Peixoto de; OLIVEIRA, Flávia Cristina Candido de; GARANTIZADO JÚNIOR, José Olavo da Silva. As técnicas argumentativas na redação do ENEM. IN: SOUSA, Maria Margarete Fernandes de; LEAL, Abniza Pontes de Barros; SILVA, Luciene Helena da; IRINEU, Lucineudo Machado (Orgs.). Gêneros: do texto ao discurso. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018. p. 121-145.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 2170031 9-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40423-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPontes Editorespt_BR
dc.subjectAs técnicas argumentativaspt_BR
dc.subjectRedação do ENEMpt_BR
dc.subjectProcesso de avaliaçãopt_BR
dc.subjectAlunos do ensino médiopt_BR
dc.titleAs técnicas argumentativas na redação do ENEMpt_BR
dc.typeBook chapterpt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs pesquisas que envolvem a argumentação têm crescido, consideravelmente, nas últimas décadas e têm sido foco de muitos debates na educação básica, principalmente pelo fato de ser um assunto exigido pelas instituições avaliadoras do país. Apreocupação com o texto argumentativo atinge, diretamente, os alunos do ensino médio, visto que, ao término dessa etapa de ensino, precisam passar por um processo de avaliação, que busca quantificar, dentre outros conhecimentos, a capacidade de o estudante produzir textos em que possa defender posicionamentos, apresentar argumentos que justifiquem as ideias defendidas e propor possíveis soluções aos problemas identificados e expostos no texto. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM),responsável pela avaliação, foi criado em 1998 com o objetivo de aferir o desempenho dos alunos no tocante às competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania. No entanto, a partir de 2009, o exame passou por muitas mudanças e tornou-se "a porta de entrada" para algumas universidades públicas do país. Nesse sentido, os resultados obtidos nas provas do ENEMe, no que diz respeito aos conhecimentos que os alunos deveriam demonstrar, foram "palco"de muitas discussões e inúmeras sugestões foram pensadas para que esses estudantes obtivessem melhores resultados.[...]pt_BR
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