Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40423
Title in Portuguese: As técnicas argumentativas na redação do ENEM
Author: Lima, Edmar Peixoto de
Oliveira, Flávia Cristina Cândido de
Garantizado Júnior, José Olavo da Silva
Keywords: As técnicas argumentativas
Redação do ENEM
Processo de avaliação
Alunos do ensino médio
Issue Date: 2018
Publisher: Pontes Editores
Citation: LIMA, Edmar Peixoto de; OLIVEIRA, Flávia Cristina Candido de; GARANTIZADO JÚNIOR, José Olavo da Silva. As técnicas argumentativas na redação do ENEM. IN: SOUSA, Maria Margarete Fernandes de; LEAL, Abniza Pontes de Barros; SILVA, Luciene Helena da; IRINEU, Lucineudo Machado (Orgs.). Gêneros: do texto ao discurso. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018. p. 121-145.
Abstract in Portuguese: As pesquisas que envolvem a argumentação têm crescido, consideravelmente, nas últimas décadas e têm sido foco de muitos debates na educação básica, principalmente pelo fato de ser um assunto exigido pelas instituições avaliadoras do país. Apreocupação com o texto argumentativo atinge, diretamente, os alunos do ensino médio, visto que, ao término dessa etapa de ensino, precisam passar por um processo de avaliação, que busca quantificar, dentre outros conhecimentos, a capacidade de o estudante produzir textos em que possa defender posicionamentos, apresentar argumentos que justifiquem as ideias defendidas e propor possíveis soluções aos problemas identificados e expostos no texto. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM),responsável pela avaliação, foi criado em 1998 com o objetivo de aferir o desempenho dos alunos no tocante às competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania. No entanto, a partir de 2009, o exame passou por muitas mudanças e tornou-se "a porta de entrada" para algumas universidades públicas do país. Nesse sentido, os resultados obtidos nas provas do ENEMe, no que diz respeito aos conhecimentos que os alunos deveriam demonstrar, foram "palco"de muitas discussões e inúmeras sugestões foram pensadas para que esses estudantes obtivessem melhores resultados.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40423
ISBN: 978 85 2170031 9
Appears in Collections:PPGL - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_capliv_eplimafccoliveira.pdf11,39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.