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dc.contributor.authorLeal, Abniza Pontes de Barros-
dc.contributor.authorLopes, Lucineide Matos-
dc.date.accessioned2019-03-27T11:19:31Z-
dc.date.available2019-03-27T11:19:31Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationLEAL, Abniza Pontes de Barros; LOPES, Lucineide Matos. A constituição do sujeito leitor em anúncios publicitários no livro didático de língua portuguesa. IN: SOUSA, Maria Margarete Fernandes de; LEAL, Abniza Pontes de Barros; SILVA, Luciene Helena da; IRINEU, Lucineudo Machado (Orgs.). Gêneros: do texto ao discurso. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018. p. 33-55.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 2170031 9-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40419-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPontes Editorespt_BR
dc.subjectA constituição do sujeito leitorpt_BR
dc.subjectLivro didático de língua portuguesapt_BR
dc.subjectAnúncios publicitáriospt_BR
dc.subjectIntenção do anunciantept_BR
dc.titleA constituição do sujeito leitor em anúncios publicitários no livro didático de língua portuguesapt_BR
dc.typeBook chapterpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA função social da leitura tem motivado constantes estudos em que a sala de aula e os livros didáticos são espaços para investigações acerca das contribuições na formação de um leitor crítico. Nesse contexto, este trabalho se constitui um recorte feito sobre a constituição do sujeito leitor a partir da orientação dada por Livro Didático de Língua Portuguesa da 1ª série do Ensino Médio à leitura de anúncios publicitários. A escolha por este gênero deve-se ao fato de ele ser muito presente na vida dos cidadãos e exigir que a intencionalidade do anunciante seja não somente compreendida, mas também questionada pelos receptores destes textos. É, assim, motivo suficiente para que a escola, a partir de recursos didáticos como os do livro didático, oportunize a que o aluno seja um leitor que assuma com criticidade a compreensão de anúncios. Na perspectiva de que o receptor de textos pode ser compreendido como um sujeito destinatário ou TU destinatário e um sujeito interpretante ou TU interpretante, tese defendida por Charaudeau (201Ob), buscamos descobrir, na análise de seis anúncios retirados de diferentes seções do livro didático Português: linguagens, se o anunciante comunicador do livro didático favorece a constituição. [...]pt_BR
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