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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40358
Tipo: | Tese |
Título: | Methodology for air pollution impact assessment of low emission zones in urban areas of Brazil - the case study of Fortaleza |
Autor(es): | Dias, Helry Luvillany Fontenele |
Orientador: | Bertoncini, Bruno Vieira |
Coorientador: | Cavalcante, Rivelino Martins |
Palavras-chave: | Transportes;Ar - Poluição;Ar - Qualidade;Air pollution;Air quality modelling;Low emission zone |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | DIAS, H.L.F. Methodology for air pollution impact assessment of low emission zones in urban areas of Brazil - the case study of Fortaleza. 2018. 197 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Transportes)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, 2018. |
Resumo: | O principal tema desta pesquisa é o desenvolvimento de uma metodologia para avaliação do impacto da poluição do ar de Zonas de Baixa Emissão em áreas urbanas brasileiras, utilizando o município de Fortaleza como cidade de estudo. Zonas de Baixa Emissão são áreas geograficamente definidas onde os veículos mais poluentes são restritos, a fim de reduzir a concentração de poluentes de fontes móveis. Para isso, os métodos de concentração da poluição do ar na coleta de dados reais em nível das ruas foram adaptados e desenvolvidos. Além disso, o sistema de modelagem da poluição do ar THOR-AirPAS foi ajustado às condições meteorológicas e de tráfego de Fortaleza. Neste trabalho, os detalhes dos experimentos para análise de sistemas de coleta e modelagem de dados reais de poluição do ar utilizando os resultados de um modelo de demanda de viagens são apresentados, TRANUS, Modelo de Transporte e Uso do Solo. O sistema de avaliação da poluição atmosférica THOR-AirPAS com o IFS, o pré-processador meteorológico OML-Highway, o UBM e o OSPM foram ajustados e validados para o desenvolvimento da metodologia. O experimento realizado nesta pesquisa mostrou que, devido ao atraso tecnológico da frota brasileira de veículos, as Zonas de Baixa Emissão apresentam um potencial significativo na redução da poluição atmosférica, especialmente relacionada ao NO2, poluente fortemente ligado a veículos pesados (ônibus e caminhões, em maioria). O experimento simulado de dados de poluição do ar mostrou erros aceitáveis em comparação com dados reais coletados na área analisada, no entanto, as concentrações a níveis regionais e urbanos da coleta de dados reais poderiam reduzir as subestimações e superestimações simuladas e observadas. Sete diferentes cenários sugeridos na literatura foram propostos para a Zona de Baixa Emissão de Fortaleza, com cenário UZBE apresentando potencial significativamente maior na redução da poluição do ar, atingindo 9,525 μg/m3 de reduções de NO2 (9,22%), 2,201 μg/m3 de Reduções de PM10 (9,94%) e 0,630 μg/m3 de reduções de PM10 (69,25%) para fatores de emissão da CETESB, no entanto, a viabilidade das medidas de restrição na realidade econômica de Fortaleza sugere a implantação do cenário de ônibus, que traz reduções significativas na poluição do ar, com menores impactos nos aspectos econômicos e sociais da região observada. |
Abstract: | The main topic of this research is the development of a methodology for air pollution impact assessment of Low Emission Zones in Brazilian urban areas, using Fortaleza municipality as study city. Low Emission Zones are geographically defined areas where the most polluting vehicles are restricted, in order to reduce the pollutant concentration from mobile sources. For this, methods of air pollution concentrations real data collection in street levels have been adapted and developed. In addition, THOR-AirPAS air pollution modelling system has been adjusted to Fortaleza traffic and meteorological conditions. In this work, the details of experiments for analysis of air pollution real data collection and modelling system using a travel demand model outputs are presented, in this research, TRANUS land use and Transport Model. THOR-AirPAS air pollution assessment system with IFS, OML-Highway meteorological pre-processor, UBM and OSPM have been adjusted and validated, in order to develop the methodology. The experiment carried out in this research showed that, due to delayed technologies in Brazilian vehicle fleet, Low Emission Zones presents significant potential in air pollution reduction in street levels, especially related to NO2, pollutant strongly connected to heavy-duty vehicles (buses and trucks, in majority). The experiment simulated air pollution data showed acceptable errors in comparison with real data collected in analyzed area, however, regional and urban background concentrations real data collection could reduce the observed simulated under and overestimations. Seven different scenarios from state-of-art literature have been proposed to Fortaleza Low Emission Zone, with ULEZ scenario presenting significantly higher potential in air pollution reduction, reaching 9.525 μg/m3 of NO2 reductions (9.22%), 2.201 μg/m3 of global PM10 reductions (9.94%) and 0.630 μg/m3 of Exhaust PM10 reductions (69.25%) for CETESB emission factors, however, feasibility in restriction measures in Fortaleza economic reality suggest the implementation of buses scenario, which brings significant reductions in air pollution, with minor impacts in economic and social aspects of observed region. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40358 |
Aparece nas coleções: | DET - Teses defendidas na UFC |
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