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Tipo: Dissertação
Título: O uso das tecnologias da informação e da comunicação nos cursos de Ciências Contábeis nas instituições de ensino superior de São Luís – MA
Autor(es): Pereira, Neimar Sousa Pinto
Orientador: Mattos, Fernando Lincoln Carneiro Leão
Palavras-chave: Ensino semipresencial;Ciências Contábeis;Disciplina semipresencial
Data do documento: 2010
Citação: PEREIRA, Neimar Sousa Pinto. O uso das tecnologias da informação e da comunicação nos cursos de Ciências Contábeis nas instituições de ensino superior de São Luís – MA. 2010. 120 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza, 2010.
Resumo: No âmbito do ensino superior de Contabilidade do Brasil, as mudanças impulsionadas pelas alterações na legislação educacional despertam a necessidade de reflexão sobre como as IES estão se preparando e se adequando para atender às novas tendências, sobre a forma como os professores utilizam os recursos tecnológicos enquanto ferramenta para preparar os futuros profissionais e como estes estão sendo atualizados para o uso desses recursos no desempenho de suas atividades. Diante dessa questão surgiu a motivação em realizar pesquisa em São Luís do Maranhão com o objetivo de verificar se as IES dos Cursos de Ciências Contábeis estão promovendo o uso da modalidade de ensino semipresencial e a forma como estão contemplando a utilização das TIC no contexto do ensino desta modalidade. Entretanto, os objetivos específicos pretendidos foram: Verificar as possibilidades e limitações dos cursos de graduação em Ciências Contábeis em relação ao uso das TIC; Levantar e registrar as disciplinas contempladas na modalidade de ensino semipresencial nos cursos de Ciências Contábeis e suas metodologias específicas; Caracterizar a atuação dos professores em relação ao uso das TIC no curso e Identificar a forma de operacionalização desta modalidade de ensino dentro do projeto pedagógico dos cursos presenciais de Ciências Contábeis. A tipologia dessa pesquisa foi de caráter descritivo sendo que os estudos submeteram a investigação e identificação das características dos fatos em torno da utilização de recursos das TIC na modalidade de ensino semipresencial dos cursos de graduação em Contabilidade das IES de São Luís/MA. Está fundamentada em dados secundários obtidos através de pesquisa bibliográfica, documental e de dados primários coletados na pesquisa de campo que ocorreu em cinco instituições privadas que ofertam os cursos de Ciências Contábeis e na Universidade Federal. A população pesquisada é composta pelos coordenadores de curso e professores da modalidade de ensino semipresencial. Durante a pesquisa de campo, foram realizadas entrevistas estruturadas junto aos coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis e aplicados questionários aos professores que utilizam a modalidade semipresencial. Os resultados demonstraram que a modalidade é utilizada por 50% das IES pesquisadas, porém o grau de utilização mostrou-se superficial não ultrapassando os 5% do total das disciplinas. As IES têm disponibilizado de forma adequada as ferramentas tecnológicas que favorecem o uso das novas TIC durante o processo de ensino-aprendizagem e também fornecido treinamento de atualização quanto ao uso destes. A modalidade de ensino semipresencial tem demonstrado tímida utilização por parte dos cursos de Ciências Contábeis em São Luís do Maranhão, porém apresenta potencial de expansão mediante a adoção de disciplinas profissionalizantes do curso. Um aspecto interessante para trabalhos futuros seria a expansão desta pesquisa com a inclusão dos discentes, avaliar o ponto de vista deles quanto à utilização e impacto da modalidade de ensino semipresencial.
Abstract: Under the Higher Education Accounting in Brazil, changes driven by changes in educational legislation awaken the need for reflection on how HEIs are preparing and adapting to meet new trends on how teachers use technology resources while tool for preparing future professionals and how these are being updated to use these resources in carrying out their activities. Before this issue came the motivation to conduct research in São Luís do Maranhão in order to determine whether the IES Course of Accounting Sciences are promoting the use of semi-distance mode of education and how they are contemplating the use of ICT in the teaching of this mode. However, the specific objectives were pursued: Check the possibilities and limitations for undergraduate courses in Accounting in the use of ICT; Lift and record the subjects addressed in the form of semi-distance education courses in Accounting and their specific methodologies; characterize performance of teachers in the use of ICT in the course and identify how to operationalize this type of teaching within the educational project of the classroom courses in Accounting Sciences. The typology of this research is descriptive and that the studies submitted to research and identify the characteristics of the facts surrounding the use of ICT resources in semi-distance mode of education of undergraduate courses in Accounting from IES in São Luís / MA. Is based on secondary data obtained through literature, documentary and primary data collected in field research that occurred in five private institutions that offer courses in Accounting and University. The research population consists of the course coordinators and teachers in semi-distance mode of education. During field research, structured interviews were conducted with the coordinators of the courses in Accounting and administered questionnaires to teachers who use the semi-distance mode. Results showed that the mode is used for 50% of HEIs surveyed, but the degree of utilization was found to be shallow, not exceeding 5% of total subjects. The IES has provided adequately the technological tools that promote the use of new ICTs in the teaching-learning and also provided refresher training on the use of these. The semi-distance mode of education has shown modest use by courses in Accounting Sciences in São Luís, but shows potential for expansion through the adoption of professional disciplines of the course. An interesting aspect for future work would be to expand this research with the inclusion of students, assess their view on the use and impact of semi-distance mode of education.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40323
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