Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40171
Tipo: Capítulo de Livro
Título: A poesia residual dos inconfidentes
Autor(es): Soares, Jéssica Thais Loiola
Palavras-chave: Arcadismo brasileiro;Idade Média;Teoria da Residualidade;A poesia dos inconfidentes
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: Expressão Gráfica e Editora
Citação: SOARES, Jéssica Thais Loiola. A poesia residual dos inconfidentes. In: MEDEIROS, Francisco Roberto Silveira de Pontes; MARTINS, Elisabeth Dias (orgs.). Residualidade ao alcance de todos. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2015. p. 287-299.
Resumo: Quando falamos de Arcadismo brasileiro, pensamos num período acentuadamente racionalista, de retorno aos moldes clássicos, de contenção dos sentimentos. De fato, tudo isso está nos manuais de literatura como características da citada estética. No entanto, se examinarmos um pouco mais atentamente cada poema dos autores mais representativos desse período, e pelo menos, no que tange à poesia lírica, compreenderemos que, na prática, a literatura árcade apresenta-se de maneira bem diferente daquela pela qual é costumeiramente considerada. Neste trabalho, analisaremos seis poemas de dois poetas do Arcadismo brasileiro, mais especificamente, dois poetas da Inconfidência, os mais representativos, a saber: Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga. Denominamos esses poetas de inconfidentes a partir da expressão de Domício Proença Filho usada como título do livro A poesia dos inconfidentes, que inclui também Alvarenga Peixoto, não selecionado para esta pesquisa devido ao caráter diminuto de sua obra. Do livro organizado por Domício Proença Filho, provém igualmente o título da nossa pesquisa.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40171
ISBN: 978-85-420-0492-2
Aparece nas coleções:DLIT - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_capliv_jtlsoares.pdf4,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.