Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40084
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Jáder de Carvalho e o modernismo no Ceará na década de 1920
Autor(es): Sousa, Alexandre Vidal de
Palavras-chave: Jáder de Carvalho;Modernismo;Ceará;Década de 1920
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Expressão Gráfica e Editora
Citação: SOUSA, Alexandre Vidal de. Jáder de Carvalho e o modernismo no Ceará na década de 1920. IN: SILVA, Fernanda Maria Diniz da; SILVA, Marilde Alves da; SILVA, Fernângela Diniz da; SOUSA, Alexandre Vidal de (orgs.). Ceará em prosa e verso. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2018. p. 33-43.
Resumo: Iáder Moreira de Carvalho! nasceu no interior do Ceará na cidade de Quixadá no dia 29 de dezembro de 1901. O seu avô materno casou-se com a filha de uma importante família local e possuía uma extensa propriedade na chamada Serra do Estevão, localidade onde [áder de Carvalho fez os primeiros estudos. Em 1911, foi com a família para a capital cearense, ocasião em que seu pai, Francisco Adolfo de Carvalho passou a trabalhar como funcionário da estrada de ferro em Fortaleza. Frequentou o Colégio Nogueira, chamado de Instituto de Humanidades, no período em que o pai se tornou proprietário de uma tipografia. Por essa ocasião, desde muito jovem aprendeu com o pai o ofício de tipógrafo. Assim, o jovem Iáder de Carvalho frequentava a escola no turno da manhã e à tarde trabalhava na tipografia, especializando-se na arte gráfica. [...]
Descrição: SOUSA, Alexandre Vidal de. Jáder de Carvalho e o modernismo no Ceará na década de 1920. IN: SILVA, Fernanda Maria Diniz da; SILVA, Marilde Alves da; SILVA, Fernângela Diniz da; SOUSA, Alexandre Vidal de (orgs.). Ceará em prosa e verso. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2018. p. 33-43.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40084
ISBN: 978 85 420 1313 9
Aparece nas coleções:PPGH - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_capliv_avsousa.pdf5,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.