Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40074
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Literatura para a infância, materialidade e tradição: notas sobre formação leitora nas obras de Horácio Dídimo
Autor(es): Santos, Cynthia Kelsiane Rocha dos
Moreira, Paula Renata Melo
Palavras-chave: Horácio Dídimo;Literatura infantil;As Historinhas do Mestre Jabuti
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Expressão Gráfica e Editora
Citação: SANTOS, Cynthia Kelsiane Rocha dos; MOREIRA, Paula Renata Melo. Literatura para a infância, materialidade e tradição: notas sobre formação leitora nas obras de Horácio Dídimo. In: OLIVEIRA, Cintya Kelly Barroso; SILVA, Fernanda Maria Diniz da; LIMA, Francisco Wellington Rodrigues (orgs.). Horácio Dídimo em estudo. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2018. p. 97-108.
Resumo: A literatura infantil, por muito tempo considerada um subgênero, nos últimos tempos, virou alvo da atenção de educadores, escritores e diversos outros profissionais, notadamente aqueles ligados ao universo do livro. Os motivos desse interesse advêm, em parte, de estudos que apontam a leitura como elemento imprescindível ao crescimento intelectual e à afirmação cultural do indivíduo. Esse processo, tendo início quando criança, parece apresentar resultados bastante satisfatórios.[...]Neste capítulo, pretendemos direcionar um olhar para a produção literária de um autor cearense, Horácio Dídimo, estritamente em sua feição de escritor para o público infantil. Interessa-nos especialmente a obra As Historinhas do Mestre Jabuti. Referir-nos-emos a questões como a materialidade do objeto livro, reavivamento de uma tradição, bem como a formação de leitores por meio da escrita literária do autor em foco.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40074
ISBN: 978-85-420-1244-6
Aparece nas coleções:PPGLE - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_capliv_ckrsantosprmmoreira.pdf5,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.