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Title in Portuguese: Análise da comercialização do coco verde no Estado do Ceará
Title: Analysis of the commercialization of the green coconut in the State of Ceará
Author: Neves, Rafael Dantas
Advisor(s): Reis, José Newton Pires
Keywords: Coqueiro
sazonalidade
preço
Issue Date: 2018
Citation: NEVES, Rafael Dantas. Análise da comercialização do coco verde no Estado do Ceará 2018. 45f. Monografia (Graduação em Agronomia) - Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Abstract in Portuguese: O cultivo do coqueiro vem se intensificando em diversos países, visando atender a demanda crescente por produtos oriundos do coco. O avanço da cultura do coqueiro no Brasil, não ocorre somente pela evolução em patamares produtivos, que condicionam ao país lugar de destaque entre os maiores produtores mundiais, mas também, pela consolidação do cultivo em regiões não tradicionais (EMBRAPA 2014). Localizado estrategicamente, próximo de grandes mercados consumidores e importadores, tais como Estados Unidos e Europa, o Estado do Ceará apresenta vantagem competitivas quanto ao suprimento do mercado internacional de frutas tropicas. Nesta situação, através de incentivos, o Ceará já é um grande polo produtor de frutas, e pode tirar proveito do crescimento do mercado mundial de frutas tropicais (SEAGRI 2001). Atentando para essa discussão, concentrou-se esse estudo na fruta do coqueiro (Cocos nucifera), devido sua importância econômica, para isso foram coletados dados de preços a nível de produtor, atacado e varejo com o objetivo de analisar a cadeia produtiva do coco-verde cultivado no Ceará, através dos seguintes tópicos: caracterização da geografia atual e potencial para a produção, onde foram coletados dados dos principais municípios produtores no Ceará, concluindo que as áreas mais propícias ao cultivo do coco-verde são a Região da Ibiapaba, Apodi e os Agropolos Metropolitanos e do Baixo Acaraú; Análise das margens de comercialização, em que observou-se uma margem de 70% divididos em 35,42% ao nível de varejo, e em 34,58% ao nível de atacado; no que diz respeito a sazonalidade, nos meses compreendidos entre dezembro e fevereiro observou-se preços acima da média para os três setores, produtor, atacado e varejo. E descrição dos agente e canais de comercialização, cuja análise evidenciou a presença indesejável do agente intermediário e permitiu a visualização das diferentes formas de escoamento da produção
Abstract: Coconut cultivation has intensified in several countries, aiming to meet the growing demand for coconut products. The advance of the coconut palm crop in Brazil is not only due to the evolution of productive levels, which make the country a prominent place among the world's largest producers, but also because of the consolidation of cultivation in non-traditional regions (EMBRAPA 2014). Strategically located close to major consumer and import markets such as the United States and Europe, the State of Ceará has a competitive advantage in supplying the international market for tropical fruits. In this situation, through incentives, Ceará is already a major producer of fruit, and can take advantage of the growth of the world tropical fruit market (SEAGRI 2001). Attention to this discussion, this study was concentrated in the coconut fruit (Cocos nucifera), due to its economic importance, for which data were collected at producer, wholesale and retail level with the objective of analyzing the coconut- green cultivated in Ceará, through the following topics: characterization of the current geography and potential for production, where data were collected from the main producing municipalities in Ceará, concluding that the areas most favorable to coconut-green cultivation are the Ibiapaba Region, Apodi and the Metropolitan Agropolos and the Lower Acaraú; Analysis of the margins of commercialization, in which there was a margin of 70% divided in 35.42% in the retail level, and in 34.58% in the wholesale level; with regard to seasonality, in the months from December to February prices were above average for the three sectors, producer, wholesale and retail. And description of the agents and commercialization channels, whose analysis evidenced the undesirable presence of the intermediate agent and allowed the visualization of the different forms of flow of the production.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40021
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:AGRONOMIA - Monografias

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