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Tipo: Tese
Título: A questão judaica: O pária como paradigma do agir e do pensar em Hannah Arendt
Título em inglês: The Jewish question: The pariah as a paradigm of acting and thinking in Hannah Arendt
Autor(es): Silva, Ricardo George de Araújo
Orientador: Aguiar, Odílio Alves
Palavras-chave: Questão judaica;Parvenu;Pária;Agir;Pensar;Jewish issue;Pariah;Act;Think
Data do documento: 2019
Citação: SILVA, Ricardo George de Araújo. A questão judaica: O pária como paradigma do agir e do pensar em Hannah Arendt, 2019. 248 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Pós-Graduação em Filosofia, Fortaleza (CE), 2019.
Resumo: Ao considerarmos a questão judaica como tema de pesquisa nos propomos a um olhar para as primeiras obras de Hannah Arendt, sobretudo os Escritos judaicos [1930-1960]. Nesta empreitada, nos interessa identificar uma chave de leitura que consideramos pertinente e central para o entendimento do pensamento da autora, a saber: o modo pária de pensar e de agir. Conscientes de que a obra de Hannah Arendt já é lida considerando várias outras chaves (por exemplo: a aristotélica, a republicana e a kantiana), não se intenciona negar a pertinência dessas interpretações, mas propor que o modo pária de agir e pensar emerge como significativa chave interpretativa. Nesse contexto, emerge com centralidade toda discussão subjacente à questão judaica, sobretudo, o problema do antissemitismo e do assimilacionismo como contextos de emergência desse modo paria de agir e pensar. Nessa pista, vem à tona com importância destacada a diferença entre o parvenu de postura arrivista e o pária rebelde de postura consciente, que opta por entrar na cena pública e se entender com o mundo visando à liberdade. Nesse sentido, o modo pária de pensar e agir não sucumbe diante da tentação da salvaguarda pessoal, mas, ao contrário, assume uma perspectiva de enfrentamento e reconciliação com o mundo. Ao nosso entendimento, esse modo pária implicanum filosofar que nãose enquadra nas correntes tradicionais da política nem do pensamento, já consagradas pela tradição ocidental. O modo pária de pensar, nesse sentido, visa o compreender. Contudo, não mais apenas a partir do espanto, do thaumazein, mas, sobretudo, da dor. A postura pária do filosofar considera outras formas de enfrentamento dos eventos e da reflexão sobre estes. Assim, Hannah Arendt, em relação às formas tradicionais de pensar e de agir, emerge como uma outsider, todavia não plenamente, isto porque embora não assuma as formas tradicionais, mantém com estas um diálogo crítico, como se estivesse, a todo momento, dizendo – não sou isto, mas isto implicou o que sou. Daí sua reverência criticamente dialógica com a tradição ocidental, que mesmo tomando-a a seu modo e, por vezes, fugindo de seus cânones, assume-a como interlocutora sem a assumir como paradigma. O que nos conduz ao entendimento que o modo pária de agir e pensar tem centralidade no pensamento da autora e nos encaminha para um olhar critico diante do modo tradicional de se conceber filosofia. O filósofo nesta perspectiva não é mais o criador de conceitos, mas um storyteller. Assume a narração como foco e a compreensão como perspectiva,pois ocupa-se com os eventos e não com a contemplação de conceitos últimos, torna-se um espectador do mundo.
Abstract: Considering the Jewish issue as the search theme, we set out for a watch on the first works of Hannah Arendt, especially the Jewish Writings (1930-1960). In this task work, it interests us identify one reading key that we consider relevant and central to the thought understanding of the author, namely: the pariah manner of thinking and acting. Conscious that Hannah Arendt ‗s work is already read considering several other keys (for example: The aristotelic, the republican and the Kantian), it doesn‘t intend to deny the relevant of these interpretations, but propose that the pariah manner of acting and thinking immerge as significative interpretative key. In this context, it emerges with centrality all underlying discussionto the Jewish issue, especially of the antissemitism problem and of the assimilacionism as emergency contexts of this pariah manner of acting and thinking. Is this scent, it comes out with outstanding importance the difference between the parvenue of upstart attitude and the rebellious pariah of conscious attitude, that chooses for entering the public scene and for getting along with the world aiming liberty. In this sense, the pariah manner of thinking and acting doesn‘t succumb before the temptation of personal safeguard, but on the contrary, assumes a confronting and reconciliating outlook with the world. To our understanding, this pariah manner implies in such philosophize that it doesn‘t fit with the traditional political chains nor of the thinking, already consecrated by the western tradition. The pariah thinking manner, in this sense, aims the understanding. However, not only from the fright, the thaumazein, but especially, from the pain. The pariah manner of philosophizing considers other ways of events‘ confronting and the reflection upon these ones. Therefore, Hannah Arendt, relating to the traditional ways of thinking and acting, emerges as an outsider, however not fully, this because although she doesn‘t assume the traditional ways, she maintains with these ones a critical dialogue, as she was every moment, saying - I‘m not this, but this implied what I am. Thence her reverence critically dialogic with the western tradition, that even taking her in her way and, sometimes escaping from her canons, assumes her as paradigm. What leads us to the understanding that the pariah manner of acting and thinking has centrality in the thinking of the author and leads us to a critical watch upon the traditional manner of conceiving philosophy. The philosopher in this perspective isn‘t ever more the creator of conception, but a storyteller. He assumes the narrative as focus and the comprehension as perspective, since he occupies himself with the events and not with the contemplation of last conceptions, he becomes a world spectator.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40008
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