Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39979
Tipo: Artigo de Evento
Título: A escrita insólita da cearense Emília Freitas: revisando o cânone da literatura fantástica no Brasil
Autor(es): Lopes, Ana Cristina Caminha Viana
Palavras-chave: Insólito;Escrita;Literatura Cearense;Emília Freitas
Data do documento: 2018
Citação: LOPES, Ana Cristina Caminha Viana. A escrita insólita da cearense Emília Freitas: revisando o cânone da literatura fantástica no Brasil. In: ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS LITERÁRIOS, 15., 21 a 23 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2018. p. 281- 291.
Resumo: Os estudos da literatura fantástica, ou ainda, da literatura do insólito têm crescido sobremaneira nas últimas décadas, tendo por alvo desde obras escritas no final do séc. XVIII até a produção hodierna. Entretanto, algumas obras terminam por ficar à margem dessa apreciação não pelo seu valor artístico, mas por critérios preconceituosos tais como: raça, sexo, classe social ou mesmo localização geográfica do autor (regiões consideradas culturalmente “menos prestigiadas”). Tal é o caso do romance A Rainha do Ignoto publicado em 1899, pela escritora cearense Emília Freitas. Obra durante muitos anos esquecida e marginalizada, esse livro afigura-se-nos, na verdade, como uma das produções pioneiras, em meio às letras nacionais, da literatura relativa ao sobrenatural. Nesse trabalho intentamos, primeiramente, tecer algumas considerações sobre a questão do cânone literário, destacando em especial os critérios comuns à seleção canônica. Em seguida, tencionamos abordar sucintamente os sinuosos conceitos da literatura fantástica e vertentes contíguas, como o maravilhoso, tendo como referencial teórico – entre outros – os estudos de Tzvetan Todorov, Felipe Furtado, Selma Calasans Rodrigues e David Roas. Por fim, objetivamos realizar um mergulho no insólito romance de Freitas, embora breve, suficiente para apreciarmos a presença dos traços fantásticos na obra e, de forma simultânea, destacarmos a relevância e singularidade do texto da autora cearense, revisando assim a questão do cânone literário.
Résumé: Les études de la littérature fantastique, voire même de la littérature de l'insolite, ont énormément progressé au cours des dernières décennies, visant des œuvres écrites à la fin du XVIIIe siècle à la production actuelle. Cependant, certaines œuvres finissent par être exclues de cette appréciation, non par leur valeur artistique, mais par des critères tels que: la race, le sexe, la classe sociale ou même la situation géographique de l'auteur (des régions considérées culturellement "moins réputées"). C'est le cas du roman A Rainha do Ignoto, publié en 1899, par la écrivain issu du Ceará Emília Freitas. Roman oublié et marginalisé pendant de nombreuses années, ce livre semble en fait être l’une des productions pionnières parmi les lettres nationales de la littérature surnaturelle. Dans ce travail, nous essayons d’abord de faire quelques considérations sur la question du canon littéraire, en soulignant en particulier les critères communs à la sélection canonique. Nous allons ensuite montrer brièvement les concepts sinueux de littérature fantastique et les aspects liés, tels que le merveilleux, ayant comme référence théorique - parmi d'autres - les études de Tzvetan Todorov, Felipe Furtado, Selma Calasans Rodrigues et David Roas. Enfin, nous visons à effectuer une plongée dans le roman insolite de Freitas, bien que rapide, suffisamment pour apprécier la présence des caractéristiques fantastiques dans l’œuvre et, à la fois, mettre en évidence la valeur et le caractère unique du texte de l’auteur du Ceará, en révisant ainsi la question du canon littéraire.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39979
ISSN: 2179 4154
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGLE - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_accvlopes.pdf2,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.