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Tipo: Artigo de Evento
Título: Júri simulado literário: onde direito e literatura se encontram
Autor(es): Barretto, Raquel Figueiredo
Palavras-chave: Ensino Jurídico;Júri Simulado Literário;Ensino Superior
Data do documento: 2018
Citação: BARRETTO, Raquel Figueiredo. Júri simulado literário: onde direito e literatura se encontram. In: ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS LITERÁRIOS, 15., 21 a 23 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2018. p. 165-173.
Resumo: De acordo com Freitas (2012), o uso do português pelos alunos do Curso de Direito vem se mostrando cada vez mais deficiente. Mesmo diante de uma realidade tão complexa, o ensino jurídico ainda é, prioritariamente, pautado por aulas expositivas. Desde os primórdios, a literatura cumpre um importante papel na sociedade, uma vez que desperta a sensibilidade do leitor ao colocá-lo em situações nunca antes experimentadas. Assim, objetiva-se relatar a experiência no emprego de um júri simulado literário na disciplina de português e redação instrumental no curso de Direito de uma IES privada de Fortaleza. Acredita-se que a forma como se propõem as atividades teóricas viabiliza o desenvolvimento de uma reflexão crítica, possibilitando que os futuros profissionais tornem-se cada vez mais habilitados com competências éticas, políticas e técnicas, dotados de conhecimento, raciocínio, responsabilidade e sensibilidade para as questões da vida e da sociedade, capazes de intervir em contextos de incertezas e complexidades (MITRE et al., 2008).
Abstract: According to Freitas (2012), the use of Portuguese by the students of the Law Course has been increasingly deficient. Even in the face of such a complex reality, legal education is still primarily guided by lectures. From the earliest times, literature plays an important role in society, since it awakens the reader's sensitivity by putting it in situations never before experienced. Thus, the objective is to report the experience in the employment of a simulated literary jury in the discipline of Portuguese and instrumental writing in the law course of a private HEI in Fortaleza. It is believed that the way in which theoretical activities are proposed enables a critical reflection to be developed, enabling future professionals to become increasingly qualified with ethical, political and technical skills, endowed with knowledge, reasoning, responsibility and sensitivity for the issues of life and society, capable of intervening in contexts of uncertainty and complexity (MITER et al., 2008).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39951
ISSN: 2179 4154
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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