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Tipo: Artigo de Periódico
Título: The higher education as a key factor of community socio-economic vitality: assumptions and evidences
Título(s) alternativo(s): O ensino superior como um fator-chave da vitalidade socioeconômica dos territórios: pressupostos e evidências
Autor(es): Saúde, Sandra Isabel Gonçalves
Lopes, Sandra
Borralho, Carlos Manuel Lopes
Féria, Isidro Lourenço Rodrigues Góis
Palavras-chave: Education;Higher education;Societal impacts;Socioeconomic dynamics
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: SAÚDE, Sandra Isabel Gonçalves; LOPES, Sandra; BORRALHO, Carlos Manuel Lopes; FÉRIA, Isidro Lourenço Rodrigues Góis. The higher education as a key factor of community socio-economic vitality: assumptions and evidences. Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 40, n.77, p. 126-144, set./dez. 2018.
Resumo: A partir da análise de seis (6) casos – quatro (4) Instituições de Ensino Superior (IES) de Portugal (Universidades do Porto, Évora e Algarve, Instituto Politécnico de Beja) e duas (2) IES de Espanha (Universidades de Alcalá de Henares e Lleida) – que aplicaram métodos iguais e comparáveis de estimação dos impactes socioeconómicos que geram, refletiremos sobre o papel fundamental que a Educação, em geral, e o Ensino Superior (ES), em particular, desempenham nas dinâmicas sociais comunitárias, particularmente nos territórios com baixa densidade socioeconómica. O investimento em ES tem um importante efeito multiplicador e é crucial para a vitalidade socioeconómica das comunidades.
Abstract: From the analysis of six cases – four higher education institutions(HEIs) from Portugal (Universities of Porto, Évora and Algarve; Polytechnic Institute of Beja) and two HEIs from Spain (Universities of Alcalá de Henares and Lleida) – that applied equal or comparable methods of estimation of socioeconomic impacts, we will reflect on the role that Education, in general, and, particularly, Higher Education (HE) has as the mainstay of societal dynamics, particularly in areas of low socioeconomic density. The investment in HE has a multiplier effect and is a key factor for socio-economic vitality of the communities.
Resumen: A partir del análisis de seis (6) casos: cuatro (4) Instituciones de Educación Superior (IES) de Portugal (Universidades de Oporto, Évora y Algarve; Instituto Politécnico de Beja) y dos (2) IES de España (Universidades de Alcalá de Henares y Lleida) - que aplican métodos iguales o comparables de estimación de los impactos socioeconómicos que generan, vamos a reflexionar sobre el papel que la Educación y la Educación Superior (ES), en particular, en la dinámica social e comunitaria, particularmente en territorios de baja densidad socio-económica. El investimento en ES tiene un significativo efecto multiplicador y es un factor clave para la vitalidad socioeconómica de las comunidades.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39945
ISSN: 0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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