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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39944
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Inclusão de pessoas com deficiência visual na universidade |
Título em inglês: | Inclusion of people with eyesight disabilities at university |
Autor(es): | Holanda, Monyque Mary Bezerra de Paiva, Geórgia Maria Feitosa e |
Palavras-chave: | Inclusão;Universidade;Deficiência visual;Acessibilidade |
Data do documento: | 2018 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | HOLANDA, Monyque Mary Bezerra de; PAIVA, Geórgia Maria Feitosa e. Inclusão de pessoas com deficiência visual na universidade. Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 40, n.77, p. 109-125, set./dez. 2018. |
Resumo: | Em decorrência da Lei n.º 13.146, sancionada em 2015, as Instituições de Ensino tiveram o encargo de adaptar-se aos estudantes com deficiência. Este estudo tem como objetivo compreender de que maneira uma universidade pública atua no processo de inclusão de estudantes com deficiência (visual). Para isso, buscamos delimitar nossa investigação na realização de um estudo qualitativo, mais especificamente um estudo de caso desta Instituição de Ensino Superior (IES). Para tal, usamos as técnicas de observação e entrevista com três sujeitos: um estudante cego, seu acompanhante e um funcionário do Setor de Acessibilidade da universidade, o que nos permitiu conhecer os desafios deste processo de inclusão. Os resultados demonstraram que o Setor de Acessibilidade da IES busca promover a inclusão dos estudantes com deficiência, adaptando seus currículos a partir do diálogo constante entre docentes, coordenação e discentes. No que se refere aos aspectos arquitetônicos, esta universidade precisa reavaliar os seus espaços para promover ambientes mais inclusivos. Concluímos que, embora haja esforços por parte da instituição em adaptar-se, ainda se fazem necessários muitos investimentos para o planejamento, a execução, a manutenção e a revisão das práticas inclusivas de pessoas com deficiência. |
Abstract: | Because of Law n.º 13,146 sanctioned in 2015, education institutions have the duty to adapt to students with disabilities. This study aims to understand how a public university acts in the process of inclusion of students with disabilities (visual). We define our research as a way to conduct a qualitative study, specifically a case study of this HEI. To do this, we use observation techniques and interviews with three subjects: a blind student, her companion and an official of the University Accessibility Department, which allowed us to know the challenges of this inclusion process. The results showed that the Accessibility Department of the HEI seeks to promote the inclusion of students with disabilities, adapting their curricula from the constant dialogue between teachers, students and coordination. With regard to architectural aspects, the university needs to reassess their spaces to promote more inclusive environments. We conclude that, although there are efforts by the institution to adapt, it becomes even more necessary many investments on planning, implementation, maintenance and review of inclusive practices for people with disabilities. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39944 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) 2526-0847 (online) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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