Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39943
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Gestão escolar inclusiva: desafios e possibilidades para a educação humanizadora |
Título em inglês: | Inclusive school management: challenges and possibilities for a humanizing education |
Autor(es): | Carvalho, Vivian Cristina Alves de Mira, Ane Patrícia Viana José de Santos, Guilherme Mendes Tomaz dos |
Palavras-chave: | Gestão escolar inclusiva;Inclusão escolar;Educação humanizadora |
Data do documento: | 2018 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | CARVALHO, Vivian Cristina Alves de; MIRA, Ane Patrícia Viana José de; SANTOS, Guilherme Mendes Tomaz dos. Gestão escolar inclusiva: desafios e possibilidades para a educação humanizadora. Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 40, n.77, p. 91-108, set./dez. 2018. |
Resumo: | O artigo trata dos desafios da gestão escolar inclusiva e engajada em um projeto educativo humanizador. O objetivo é analisar os desafios da gestão escolar efetiva no âmbito da unidade escolar. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de revisão de literatura e análise documental. A análise dos dados foi realizada segundo Bardin (2016). Os resultados mostram que a exclusão dos indivíduos considerados diferentes do padrão normalizador é um fato histórico e social que, embora venha apresentando avanços evidenciados na evolução dos documentos legais nacionais e internacionais, na prática ainda não atingiu os objetivos e metas propostos em tais marcos regulatórios. Apontamos o papel da gestão como ponto de partida para as ações dentro das escolas, o que a torna essencial para a efetivação do projeto educativo inclusivo e humanizador. Desse modo, consideramos que há necessidade de continuidade do estudo e abertura para o debate sobre o tema, a fim de, futuramente, propor soluções cabíveis para esse distanciamento. |
Abstract: | The article approaches the challenges of an inclusive school management, engaged in a humanizing educational project. It aims to analyze the challenges of an effective management in the school context. The methodology selected was one qualitative research, literature review and documental analysis. The data were analyzed according to Bardin (2016). The results show that exclusion of individuals considered different from the normalizing pattern is a historical and social fact that still exists, in spite of the advances evidenced by the evolution of national and international legal documents. We point out the school management’s role as a starting point for all actions in school communities, which makes it essential for the effectiveness of a humanizing and inclusive educational project. Therefore, we consider it necessary to continue the studies and the debate concerning this subject so that, in the future, we can propose solutions for the detachment. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39943 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) 2526-0847 (online) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_vcacarvalhoapmira.pdf | 279,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.