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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39929
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A formação do setor de educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra no contexto político brasileiro (1984-1989) |
Título em inglês: | MST’s formation of the education sector in brazilian political context (1984-1989) |
Autor(es): | Torres, Carla Michele Ramos |
Palavras-chave: | Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra;Educação;Política brasileira |
Data do documento: | 2018 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | TORRES, Carla Michele Ramos. A formação do setor de educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra no contexto político brasileiro (1984-1989). Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 40, n.77, p. 25-37, set./dez. 2018. |
Resumo: | O Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) surgiu oficialmente em 1984, período final do regime militar brasileiro marcado pela pressão popular, que exigia o retorno da democracia. Com a transição democrática, o MST criou em 1987 um setor de educação, a fim de elaborar projetos nessa área e intensificar a luta pelo direito dos sem-terra à educação pública. O estudo bibliográfico tem como objetivo analisar a formação do setor de educação do movimento social em pauta, no contexto político brasileiro entre os anos de 1984 e 1989, à luz de referenciais marxistas e teóricos contemporâneos da ciência política. Entre os resultados, destaca-se a relação dialética materialista, presente no processo de formação do setor de educação do MST. |
Abstract: | The Landless Workers Movement (MST) began officially in 1984, at the end of the Brazilian military government, marked by popular pressure that required the return of democracy. With the democratic transition, MST created in 1987 an education sector, in order to develop projects in this area and intensify the fight for the right of landless workers to public education. This bibliographical study aims to analyze the formation of the education sector of MST, in the Brazilian political context between 1984 and 1989, in the light of Marxists references and contemporary theorists of political science. Among the results was the materialistic dialectic relationship, present in the process of formation of MST education sector. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39929 |
ISSN: | 0102-1117 2526-0847 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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