Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39923
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Acción Poética: quando um estágio atravessa os muros da escola e impacta na população
Título em inglês: Acción Poética: when an internship crosses the school walls and impacts on the population
Autor(es): Moura, Willian Henrique Cândido
Menta Três, Naiane Carolina
Barbosa, Eline Souza
Palavras-chave: Acción Poética;Literatura contemporânea;Prática de estágio de língua estrangeira.
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrepalavras
Citação: MOURA, Willian Henrique Cândido; MENTA TRÊS, Naiane Carolina; BARBOSA, Eline Souza. Acción Poética: quando um estágio atravessa os muros da escola e impacta na população. Entrepalavras, Fortaleza (CE), v. 8, n. 3, p. 383-401, out./dez. 2018.
Resumo: O presente trabalho busca apresentar a prática de Estágio Curricular Supervisionado em Língua Espanhola V, realizada por dois acadêmicos do curso de licenciatura em Letras: Português e Espanhol da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), e como essa ação impactou na realidade da cidade. A prática de estágio foi desenvolvida com estudantes do Ensino Médio por meio de oficinas ofertadas no contraturno para os alunos que estudavam no período matutino. Nas oficinas de literatura contemporânea, com carga horária prática que extrapolou a obrigatória para esse estágio, apresentou-se o moderno e o contemporâneo na arte, enfatizando a literatura, a poesia, passando pela Antipoesía de Nicanor Parra até chegar no movimento Acción Poética, mostrando exemplos de práticas de poesias que foram feitas, especialmente, na América Latina, sempre analisando com os estudantes a estrutura do movimento e o que os poemas estavam significando. Na última oficina, os estagiários, a orientadora e os alunos realizaram práticas de Acción Poética em quatro muros da cidade, os quais foram previamente sondados pelos estagiários e solicitadas as devidas permissões para os responsáveis dos locais. Ao fim dessa experiência, foi aplicado um questionário aos comerciantes de estabelecimentos próximos aos muros, para verificar o impacto que as pinturas causaram na cidade. Foi possível concluir que a Acción Poética pode e deve ser considerada uma metodologia de ensino e aprendizagem de língua espanhola e suas literaturas, assim como serve de formação leitora para pessoas que circulam pela cidade, fazendo com que o conhecimento escolar ultrapasse os limites curriculares.
Abstract: This paper aims to present the experience of the Supervised Internship in Spanish Language V, done by two undergraduate students of the course of Portuguese and Spanish Language and Literature of the Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), and how that action had an impact on the city’s reality. The practice of the internship was developed with High School students through workshops offered as an after-school activity for the morning students. At the contemporary literature workshops, with a workload that exceeded the limit for this internship, it was presented the modern and the contemporaneous on art, emphasizing literature, poetry, going through Nicanor Parra’s Antipoesía until the so-called movement Acción Poética. Examples of poetical practices that were specially made in Latin America were showed, always analyzing with the students the movement foundation and what was the meaning of those poems. In the last workshop, the interns, their advisor, and the students made some Acción Poética interventions on four walls of the city, that had been previously prospect by the interns, and all the necessary permissions were requested. At the end of this experience, a questionnaire was given to the shops’ owners who worked near the walls to verify the impact that the painting had caused the city. It was possible to conclude that Acción Poética can and should be considered a teaching methodology for the leaning of Spanish language and its literature, as it can be a reading formation for people who pass through the city making that school knowledge cross its curricular boundaries.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39923
ISSN: 2237-6321
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_whcmourancmentatres.pdf3,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.