Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39922
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Discursos sobre o estágio supervisionado na formação de professores de espanhol- LE
Título en inglés: Discourses about supervised internship in the training of spanish-FL teachers
Autor : Pereira, Rebeca Sales
Palabras clave : Formação Docente;Espanhol-LE;Análise Crítica do Discurso
Fecha de publicación : 2018
Editorial : Revista Entrepalavras
Citación : PEREIRA, Rebeca Sales. Discursos sobre o estágio supervisionado na formação de professores de espanhol-LE. Entrepalavras, Fortaleza (CE), v. 8, n. 3, p. 364-382, out./dez. 2018.
Resumen en portugués brasileño: O objetivo deste artigo é analisar identificações e representações nos discursos de futuros professores de Espanhol como língua estrangeira sobre suas experiências nos Estágios Supervisionados da Universidade Federal do Ceará e da Universidade Estadual do Ceará (2016-2018). Nosso aporte teórico tem base nos estudos de Tardif (2005) e Imbernón (2014) sobre Formação de Professores; Celani (2000, 2004) e Schnewly e Dolz (1999), sobre Ensino de Línguas; e Magalhães (2004) e Fairclough (2002, 2003) sobre Análise de Discurso Crítica. Os dados foram gerados a partir de entrevistas semi estruturadas e analisados mediante categorias textuais dos significados representacional e identificacional do discurso. Os resultados revelaram que o período do Estágio é considerado essencial para a formação docente, mas que há aspectos que urgem ser aprimorados: acompanhamento in loco do orientador, articulação entre teoria e prática específica de ensino de línguas e abordagem de aspectos sociais e de ideologia na formação do professor.
Abstract: The aim of this article is to analyze identifications and representations in the discourses of future Spanish teachers as a foreign language about their experiences in the Supervised Internship of the Federal University of Ceará and the State University of Ceará (2016-2018). Our theoretical contribution is based on the studies of Tardif (2005) and Imbernón (2014) about Teachers Education; Celani (2000, 2004) and Schnewly and Dolz (1999) on Language Teaching; and Magalhães (2004) and Fairclough (2002, 2003), on Critical Discourse Analysis. The data were generated from semi-structured interviews and analyzed through textual categories of the representational and identificational meanings of discourse. The results revealed that the Internship period is considered essential for Teacher Education, but there are aspects that must to be improved: on-site advisor tutoring, articulation between specific theory and practice of language teaching and approach to social aspects and ideology in Teachers Education.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39922
ISSN : 2237-6321
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_art_rspereira.pdf188,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.