Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39920
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O estágio de regência em língua inglesa e o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades docentes
Título em inglês: Practicum experience in English as a foreign language and the development of teaching competences and pedagogical knowledge
Autor(es): Cardoso, Lídia Amélia de Barros
Silva Netto, José William da
Palavras-chave: Estágio de regência;Língua inglesa;Contexto de ensino
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrepalavras
Citação: CARDOSO, Lídia Amélia de Barros; SILVA NETTO, José William da. O estágio de regência em língua inglesa e o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades docentes. Entrepalavras, Fortaleza (CE), v. 8, n. 3, p. 336-351, out./dez. 2018.
Resumo: Este artigo discute o papel da prática de ensino reconhecendo a importância do contexto para a realização do estágio supervisionado de língua inglesa na Universidade Federal do Ceará. Fundamentamo-nos nas dimensões que caracterizam a natureza da formação de professores de línguas, apresentado por Richards e Farrell (2011) para, dentro de uma abordagem qualitativa interpretativista, discutir os resultados. Os dados levantados emergem de respostas ao formulário intitulado The Nature of Teacher Learning elaborado na ferramenta eletrônica Google Formulários. Informados por respostas de vinte e dois sujeitos que participaram da pesquisa durante o mês de maio de 2018, um percentual de 90,91% de aprovação foi revelado. Este percentual nos respalda a destacar a relevância da Casa de Cultura Britânica (CCB) como espaço que fomenta o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades docentes necessários aos professores de língua.
Abstract: This paper aims to discuss the role of teaching practice in recognizing the importance of the context for the student-teaching experience at the Federal University of Ceará. Within a qualitative interpretative approach to discuss the results, the investigation uses the dimensions that characterize the nature of language teacher training proposed by Richards and Farrell (2011). The data collection emerges from responses to the form The nature of Teacher learning created on Google Forms tool. Reported by responses of twenty-two subjects who participated on the survey during the month of May 2018, a rate of 90.91% approval was revealed. The results seem to focus on the relevance of CCB as an adequate context that fosters the development of pedagogical knowledge and teaching repertoire for pre-service language teachers.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39920
ISSN: 2237-6321
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_labcardosojwsilvanetto.pdf380,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.